Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Imposto sobre levantamentos multibanco arrasado

Os principais partidos opõem-se à medida proposta por Vítor Bento, presidente da SIBS, de que o levantamento de dinheiro através de multibanco seja sujeito a um imposto de selo, de forma a ser fonte de receita adicional para o Estado. Segundo o Diário de Notícias, além dos partidos, também a Associação dos Consumidores de Produtos Financeiros (Sefin) alerta para a não cobrança de imposto.

Imposto sobre levantamentos multibanco arrasado
Notícias ao Minuto

09:28 - 06/03/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Medidas

A proposta de Vítor Bento, presidente da SIBS, de fazer com que se pague um imposto por se fazerem levantamentos em multibanco foi lançada esta terça-feira e recebeu a desaprovação de Duarte Pacheco, do PSD. O deputado que normalmente assegura as questões bancárias do partido, afirmou ao Diário de Notícias que a medida “é completamente absurda”.

Além disso, o deputado afirmou ainda que “a banca não pode querer ganhar em dois pratos” e, ironizando, disse não saber “porque é que não querem taxar as pessoas por respirarem”.

Além do PSD, também o PS não está a favor do novo imposto sugerido sobre os multibancos. Fernando Serrasqueiro, deputado do partido da oposição, afirmou que “seria um confisco que só regressaria ao regresso do colchão”. As pessoas passariam a “fazer levantamentos significativos e não de acordo com as suas necessidades e pagávamos uma taxa para utilizar dinheiro que era nosso, era um retrocesso”.

Do lado do PCP, Paulo Sá afirmou que é uma proposta “de rejeitar liminarmente”, e Pedro Filipe Gonçalves, que falou pelo Bloco de Esquerda, encarou a ideia como “inaceitável”.

Contatadas pelos Diário de Notícias, também as principais associações de consumidores e utilizadores de serviços e produtos financeiros se mostraram em total desacordo. O secretário-geral da Deco, Jorge Morgado, afirmou que a taxa sugerida significa “abrir um precedente que depois não para, e é criar um novo imposto sobre os salários, uma nova dupla tributação, numa altura em que não há espaço para tal”.

“Se avançar, a medida vai afastar as pessoas do multibanco e o sistema deixará de ser eficaz e equilibrado”, afirmou ainda Jorge Morgado, cuja opinião é partilhada por Luís Natal Marques, presidente da Sefin e pelo presidente da entidade responsável pela gestão da rede multibanco.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório