Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Portugal na nona posição entre os mais pobres

Este ano, o país cairá mais um lugar no ranking do PIB Per Capita, sendo ultrapassado pela Lituânia. Segundo o Jornal de Notícias, a ajuda externa irá manter o país afastado dos níveis da União Europeia.

Portugal na nona posição entre os mais pobres
Notícias ao Minuto

11:04 - 26/02/14 por Notícias Ao Minuto

Economia União Europeia

A riqueza média por habitante em Portugal cairá em 2014. Quem o diz é o comissário Olli Rehn, que confirmou o declínio, apesar da economia portuguesa ter razões para crescer entre 1 e 1,5% este ano.

Segundo as previsões de inverno de Bruxelas, divulgadas ontem, Portugal vai passar a ocupar a nona posição na lista dos países mais pobres, face aos 28 países que fazem parte da lista da União Europeia.

Portugal será ultrapassado pela Lituânia e será quase alcançado pela Estónia. Pior do que estes territórios apenas se encontram a Bulgária, a Roménia, a Croácia, a Hungria, a Polónia, a Letónia, a Grécia e a Estónia. Nos lugares cimeiros do ranking posicionam-se Luxemburgo e Áustria.

Segundo a Comissão, Portugal é pouco ou nada rico em termos de criação de emprego e muito débil em termos de investimentos públicos e privados. Segundo o Jornal de Notícias, a retoma assente nas exportações não é suficiente para alcançar o ritmo médio europeu.

Ainda de acordo com Bruxelas, em 2014 os portugueses vão ser confrontados com medidas de austeridade que visam amealhar 3.900 milhões de euros, sendo a maioria “permanentes e de redução de despesa”, afirmou Olli Rehn.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório