Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

OCDE insta Sul da Europa a fomentar concorrência no setor dos Serviços

A OCDE defende que Portugal, Espanha, Grécia, Itália e Eslovénia devem em termos de emprego impulsionar a concorrência no setor dos Serviços para superar o forte desemprego e os desafios de competitividade que enfrentam.

OCDE insta Sul da Europa a fomentar concorrência no setor dos Serviços
Notícias ao Minuto

10:43 - 21/02/14 por Lusa

Economia Desafio

Além desta recomendação, no relatório anual 'Avançando para o crescimento 2014', hoje apresentado em Sydney, onde no fim de semana se reúnem os ministros das Finanças do G20, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) defende a forte necessidade de reformas estruturais para evitar uma era de baixo crescimento.

"A vulnerabilidade dos mercados emergentes face a um eventual ajustamento da política monetária ou o resfriamento dos preços das matérias primas recordam-nos a forte necessidade de reformas estruturais", escreve Pier Carlo Padoan, sub-secretário-geral e economista chefe da OCDE.

A combinação do forte desemprego estrutural e a desaceleração da produtividade influenciaram na diminuição do crescimento potencial da produção para um ritmo prévio à crise económica, refere o relatório anual da OCDE 'Avançando para o crescimento 2014'.

O secretário-geral da OCDE, Angel Gurria, indicou durante a apresentação do relatório realizada em Sydney que esta espécie de "roteiro" para o G20 ocorre num "momento de transição da economia global" quando as preocupações se centram no "risco de cair num ciclo de baixo crescimento a médio e longo prazo".

Gurria sublinhou que nos últimos anos o crédito, os investimentos e o comércio internacional foram "muito fracos" e nalguns casos "especialmente débeis".

A crise deixou "profundas feridas na economia" e consequências como um baixo crescimento, uma taxa de desemprego alta e uma crescente desigualdade, além da debilitação da confiança nas instituições num contexto em que o desemprego jovem se torna estrutural, sublinhou o secretário-geral.

Apesar das melhorias na perspetiva económica mundial, a OCDE sublinha a desaceleração no crescimento da produtividade que atravessam os Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Suíça.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório