Embaixador sublinha apoio aos "amigos portugueses"

O embaixador da China em Portugal, Huang Songfu, sublinhou hoje o apoio financeiro do seu país "para ajudar os amigos portugueses a superar dificuldades temporárias", ao celebrar os 35 anos das relações diplomáticas entre os dois países.

[MF]. The national flag flies from the top of the National Museum of China, opposite of the Great Hall of the People, prior to the opening ceremony of the National People's Congress (NPC) during sunrise in a polluted atmosphere in Beijing March 5, 2012.

© Reuters

Lusa
20/02/2014 21:23 ‧ 20/02/2014 por Lusa

Economia

China

"Nos últimos três anos, em que Portugal enfrenta a crise financeira, a parte chinesa não ficou de braços cruzados, mas oferece o seu apoio financeiro com o objetivo de superar dificuldades temporárias", referiu o diplomata num breve discurso na embaixada da China em Lisboa.

"O governo chinês tomou a decisão imediata de comprar obrigações de Tesouro de Portugal, e os investidores públicos e privados chineses participam de maneira ativa na privatização das empresas públicas", salientou Huang Songfu, exprimindo-se em português.

Na presença do vice-primeiro-ministro português, Paulo Portas, e de diversos secretários de Estado, magistrados, deputados, diplomatas e militares, com destaque para o ex-presidente da República Ramalho Eanes (1976-1985), Huang Songfu enalteceu os 35 anos de relações diplomáticas sino-portuguesas, formalizadas em 8 de fevereiro de 1979, como um exemplo de "coexistência pacífica" entre países com regimes políticos distintos.

"Particularmente a resolução da questão de Macau através de negociações amistosas oferece ao mundo inteiro um bom exemplo da resolução pacífica das questões legadas pela história (...) e estabelece uma base sólida para o fortalecimento da amizade entre os nossos dois povos", sublinhou o embaixador chinês, antes de mencionar a "Parceria estratégica global sino-portuguesa" de 2005, "marco importante na história do desenvolvimento das relações bilaterais".

Huang Songfu recordou o "novo e ambicioso plano de desenvolvimento para aprofundar a reforma e a abertura" da China, também designado "Sonho Chinês", garantiu que Portugal "está preparado para se livrar da crise financeira com os bons sinais de recuperação económica" e "vai ganhar novos desenvolvimentos económicos e sociais", para benefício do país.

"Neste contexto, as relações sino-portuguesas estão no seu novo ponto de partida histórico, que conta com novas oportunidades e desafios (...) e vão ganhar mais avanços no futuro", asseverou.

O vice-primeiro-ministro Paulo Portas, enquadrado por um painel com imagens sobrepostas da muralha da China e dos Jerónimos, pombas brancas da paz e bandeiras dos dois países, frisou a importância das relações entre os dois países e destacou a componente económica, uma marca da sua passagem pelo Palácio das Necessidades.

"Cumpriu-se não apenas um legado da história (...) como um desígnio com visão, na exata medida que é do interesse da afirmação externa de Portugal ter amizades sólidas no continente asiático, e muitíssimo relevantes na nova ordem internacional, do mesmo modo que a República Popular da China identificou em Portugal um dos poucos países com quem estabeleceu até hoje uma parceria estratégica".

Numa referência ao processo de privatizações em Portugal, em que a China se tem destacado, e após recordar a importância do processo de transição em Macau, o vice-primeiro-ministro elogiou o "gesto mútuo" dos dois governos.

"Portugal cumpriu com as melhores práticas internacionais ao atribuir nas privatizações onde era merecido, por se apresentar como a melhor proposta, a um ou a concorrentes não europeus, a vitória nesses processos de privatização (...) Quem apresenta a melhor proposta ganha uma privatização em Portugal".

No final, brindou-se ao 35.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países e à "amizade e cooperação entre a China e Portugal e os dois povos pela paz permanente no mundo e o progresso de toda a humanidade, e pela saúde de todos os convidados e amigos presentes".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas