Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Nazaré Qualifica pode despedir meia centena de trabalhadores

Meia centena de trabalhadores da empresa Municipal Nazaré Qualifica estão em risco de ser dispensados até ao final de junho devido à situação económica da autarquia, que tem uma dívida de cerca de 42 milhões de euros.

Nazaré Qualifica pode despedir meia centena de trabalhadores
Notícias ao Minuto

14:26 - 19/02/14 por Lusa

Economia Empresas

"Até ao final do mês de fevereiro caducam nove contratos que não irão ser renovados e até final de junho haverá cerca de 50 nas mesmas circunstâncias, cujas situações estamos a ponderar ", disse à agência Lusa o presidente da câmara da Nazaré, Walter Chicharro (PS).

A não renovação de contratos com os trabalhadores da Nazaré Qualifica -- EM tem por base, segundo o presidente, a situação financeira da autarquia, cuja dívida ronda os 42 milhões de euros, e que terminará o mês de fevereiro com "um défice mensal tremendo de 340 mil euros".

A dívida herdada do anterior executivo, de maioria PSD, dita "a impossibilidade de manter os contratos com estes trabalhadores" que Walter Chicharro disse serem, na maioria "pessoas que prestaram serviços na câmara e nos Serviços Municipalizados durante uma série de anos e que há uns anos atrás, face à impossibilidade de renovarem contratos, prescindiram dos seus direitos e transitaram para a Nazaré Qualifica".

Ainda assim, sublinhou, "a câmara é o maior empregador do concelho, com 327 trabalhadores", pelo que ainda que a Empresa prescinda 50% dos atuais 98 funcionários, "todos os serviços e a gestão dos equipamentos que estão ao serviços das populações serão asseguradas".

Contactado pela Lusa, Sérgio Januário, do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), repudiou hoje a não renovação dos contratos, considerando "uma ilegalidade que irá provocar um agravamento da situação social da Nazaré onde a maioria das pessoas vive dos escassos rendimentos da pesca".

O dirigente sindical já solicitou uma reunião com executivo para "exigir que a situação seja resolvida rapidamente", admitindo avançar " com medidas de protesto" caso não seja revista a posição da câmara.

Em comunicado, o PCP da Nazaré manifestou também solidariedade para com os trabalhadores cuja dignidade consideram ter sido afetada " pela forma desumana, inescrupulosa e insensível como lhes foi comunicado que os seus vínculos laborais não iriam ser renovados".

A Nazaré Qualifica foi criada no final de 2005 com o objetivo de promover atividades e contribuir para o desenvolvimento económicos do concelho.

Entre os eventos promovidos pela empresa contam-se o Zon North Canyon Show, um projeto de três anos, iniciado em 2010, e que conta com a participação do surfista havaiano Garret McNamara na promoção da Nazaré como destino turístico de referência para a prática dos desportos de ondas grandes.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório