Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Atividade económica aumenta "de forma expressiva"

O indicador de atividade económica em Portugal aumentou "de forma expressiva em dezembro", fixando-se no melhor valor, pelo menos, desde o início de 2011, segundo o INE, que acrescenta que o clima económico também recuperou em janeiro de 2014.

Atividade económica aumenta "de forma expressiva"
Notícias ao Minuto

11:51 - 19/02/14 por Lusa

Economia INE

Lisboa, 19 fev - O indicador de atividade económica em Portugal aumentou "de forma expressiva em dezembro", fixando-se no melhor valor, pelo menos, desde o início de 2011, segundo o INE, que acrescenta que o clima económico também recuperou em janeiro de 2014.

"O indicador de clima económico prolongou em janeiro o perfil ascendente observado desde o início de 2013 e o indicador de atividade económica aumentou de forma expressiva em dezembro", revela o INE na síntese económica de conjuntura divulgada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O INE recorda que em Portugal, de acordo com a estimativa rápida, o Produto Interno Bruto (PIB) registou uma variação homóloga em volume de 1,6% no quarto trimestre, após uma redução de 0,9% no trimestre anterior.

"Esta evolução traduziu em larga medida o contributo positivo da procura interna, devido sobretudo ao comportamento do consumo privado. O contributo da procura externa líquida aumentou em resultado da aceleração das exportações de bens e serviços", referem.

A variação em cadeia do PIB situou-se em 0,5% no quarto trimestre (0,3% no terceiro trimestre).

Segundo o INE, em dezembro, a informação proveniente dos Indicadores de Curto Prazo (ICP) revelou "uma diminuição homóloga menos intensa da atividade económica nos serviços e na construção e obras públicas e uma aceleração na indústria em dezembro".

Já o indicador quantitativo do consumo privado estabilizou em dezembro, refletindo "o ténue abrandamento da componente de consumo corrente e a aceleração da componente de consumo duradouro".

Relativamente ao comércio internacional de bens, em termos nominais, as exportações e importações registaram variações homólogas de 6,4% e 3,3% em dezembro (6,9% e 3,4% no mês anterior), respetivamente.

No quarto trimestre de 2013, a taxa de desemprego situou-se em 15,3% (15,6% no trimestre anterior). O emprego total e o emprego por conta de outrem apresentaram variações homólogas de 0,7% e 1,9% (-2,2% e -2,5% no terceiro trimestre), respetivamente.

Em termos homólogos, a população ativa diminuiu 1,2% (-2,4% no terceiro trimestre).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório