Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Bens essenciais são agora produtos de luxo à custa da troika

Com a troika em Portugal, houve vários aumentos dos preços, que coincidiram com o corte nos salários e o aumento dos impostos e que fazem com que os portugueses não vivam “acima das suas possibilidades”. Segundo avança o jornal i, os bens mais afetados, que se tornaram quase luxuosos, são a eletricidade, os serviços hospitalares e a alimentação.

Bens essenciais são agora produtos de luxo à custa da troika
Notícias ao Minuto

10:40 - 13/02/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Inflação

A eletricidade disparou 22,6%, os serviços hospitalares 19,3% e os serviços postais ficaram 25% mais caros. Quanto a alimentação, os preços aumentaram em média 1,9%. Também importante, o acesso ao ensino superior subiu 5,1% e o arrendamento 6,5%. Em média, houve uma evolução dos preços no geral de 1,7% na taxa de inflação desde maio de 2011.

Aliado aos cortes nos salários e ao aumento dos impostos, o preço dos bens essenciais subiu 25% desde que a troika chegou. Contrariamente, segundo avança o jornal i, o preço dos bens supérfluos registou um decréscimo.

Por exemplo, o preço do vestuário caiu 29,3%, o do calçado 9,3%, o dos equipamentos domésticos desceu 3,4% e os automóveis ficaram 2,4% mais baratos.

Os dados, disponíveis desde ontem no Instituto Nacional e Estatística (INE), mostram a evolução dos preços entre janeiro de 1948 e janeiro de 2014. Os dados, que identificam as várias etapas de inflação registadas em Portugal, mostram que a época atual é caraterizada por evoluções muito díspares nos preços, existindo tanto infanção em certos mercados como deflação noutros.

Em 2013, tem-se registado uma deflação dos bens secundários e uma inflação dos bens essenciais. Além destes, também é de registar o preço das bebidas, alcoólicas e não alcoólicas, que subiu 9,3% e 10,2%, respetivamente. A maior evolução remete para o tabaco, que aumentou o seu preço em 10,6%. Segundo o INE, o tabaco é o produto cujo preço mais aumentou desde 1948.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório