Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Portugal já disse à troika que dispensa programa cautelar

A troika aterra em Portugal na próxima quarta-feira para a penúltima avaliação, a 11ª, e em cima da mesa vai estar a saída ‘limpa’ do país do programa de ajuda de financeira. Aliás, de acordo com o Diário Económico, o Executivo já informou mesmo a comitiva do Fundo Monetário Internacional, do Banco Central Europeu e da Comissão Europeia, sobre a intenção de não usufruir de qualquer programa cautelar.

Portugal já disse à troika que dispensa programa cautelar
Notícias ao Minuto

11:06 - 13/02/14 por Notícias ao Minuto

Economia Governo

O Diário Económico avança hoje que o Governo já disse à troika que pretende uma saída ‘limpa’ do programa de ajuda financeira. Isto é, uma saída semelhante à que a Irlanda fez, sem necessidade de um programa cautelar.

As emissões de dívida a cinco e a dez anos já permitiram à Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) arrecadar 6,25 mil milhões de euros, um valor que começa a compor a ‘almofada financeira’ para 2015. Em declarações ao Diário Económico, o presidente do IGCP referiu mesmo que o dinheiro arrecadado com a emissão de dívida a 10 anos “já serve para 2015”.

Assim, Portugal já tem dinheiro para o próximo ano e, por isso, não vê necessidade na aplicação de um programa cautelar, pois este teria a duração de um ano. Tendo em conta que o programa de resgate termina em maio, o cautelar terminaria em 2015 e, se já há dinheiro para garantir o próximo ano, o Executivo não vê necessidade de um programa cautelar.

Contudo, a troika não será fácil de convencer. O Governo terá de apresentar um plano consolidado sobre a forma como pretende levar a cabo as reformas estruturais (rendas no setor energético, lei dos despedimentos, área portuária, justiça e arrendamento habitacional) e a garantir a redução da dívida pública, bem como o equilíbrio das contas públicas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório