Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Sorteio 'Fatura da Sorte' aumenta apetite de Portugal para jogo

O segredo para a boa cidadania, destaca hoje o Financial Times, é para as autoridades fiscais portuguesas oferecer carros de “luxo” aos consumidores. O jornal britânico conta que “o esquema” do Governo tem sido, porém, alvo de críticas, nomeadamente por “transformar os cidadãos em inspetores fiscais” e por não ser próprio de uma democracia europeia moderna.

Sorteio 'Fatura da Sorte' aumenta apetite de Portugal para jogo
Notícias ao Minuto

22:02 - 10/02/14 por Ana Lemos

Economia Imprensa

Em abril, destaca hoje o jornal Financial Times, Portugal vai começar a realizar sorteios semanais para oferecer carros “topo de gama” e em troca os consumidores devem cumprir o seu dever cívico, solicitando fatura com o respetivo número de contribuinte em cafés, restaurantes, oficinais automóveis, cabeleireiros, etc.

O objetivo é contar com a ajuda dos cidadãos no combate à evasão fiscal e à concorrência desleal da economia paralela, que estima-se que seja o equivalente a quase um quinto da produção nacional, explica o jornal.

Mas este esquema é inspirado, segundo o Financial Times, num modelo já aplicado no Brasil, Argentina, Colômbia, Porto Rico, Taiwan, e na Eslováquia, o único país da zona euro que adotou este tipo de sorteio, designado por ‘recibo da sorte’.

Contudo, peritos fiscais dizem que a medida destina-se a incentivar o apetite de Portugal para o jogo, visto que é um dos maiores gastadores per capita no Euromilhões, o sorteio que reúne nove países europeus (Reino Unido, França, Espanha, Áustria, Bélgica, Irlanda, Luxemburgo, Portugal e Suíça).

“Se alguém precisa de um canalizador ou eletricista, desconfio que seja atraído pelo desconto resultante de não ser cobrado IVA”, disse ao Financial Times John Duggan, um consultor fiscal com base em Portugal, acrescentando que “com o dinheiro que poupam, seriam capazes de comprar um vários bilhetes para a lotaria”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório