Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Folga no IRS pode começar por redução ou fim da sobretaxa

É intenção dos líderes da coligação governativa, Passos e Portas, baixar o IRS em 2015 e, ao que apurou o semanário Expresso, esse caminho começará por ser feito através da redução ou eliminação da sobretaxa. Tudo dependerá dos resultados da redução de despesa e aumento da receita alcançados este ano.

Folga no IRS pode começar por redução ou fim da sobretaxa
Notícias ao Minuto

08:07 - 18/01/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Impostos

O semanário Expresso avança hoje que a intenção, já manifestada publicamente, do Governo reduzir a carga fiscal sobre os portugueses em 2015 deverá arrancar com a redução ou, mesmo, a eliminação da sobretaxa de IRS (atualmente nos 3,5%).

Porém, os contornos deste primeiro passo no alívio fiscal, prometido tanto pelo primeiro-ministro Passos Coelho como pelo vice-primeiro-ministro Paulo Portas, dependerão da margem conseguida este ano, em relação à redução da despesa e aumento da receita.

Para este último ponto, refere o semanário Expresso, o do aumento da receita, em muito contribuirá o alargamento da base tributária através do combate à fraude e evasão fiscais. Sendo que, cada ponto percentual retirado à atual sobretaxa (3,5%) traduz-se, esclarece a publicação, numa perda da receita entre os 240 a 250 milhões/ano.

Refira-se que ainda este mês, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, deve nomear a comissão encarregada de analisar e propor uma reforma do IRS que deverá apresentar até ao verão, por forma a ser depois apresentada, discutida e aprovada pelo Parlamento para entrar em vigor no ano seguinte.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório