Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Turismo fiscal em território português pode estar a virar moda

Segundo o Público, o regime fiscal que garante a reformados e profissionais estrangeiros altamente qualificados isenções fiscais sobre pensões e taxas de IRS mais reduzidas está a captar a atenção de vários cidadãos estrangeiros. Os benefícios fiscais, aos quais se somam o clima e a hospitalidade portuguesa, já convenceram 1.014 inscritos.

Turismo fiscal em território português pode estar a virar moda
Notícias ao Minuto

08:15 - 16/01/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Isenções

O regime fiscal dos residentes não-habituais (RNH), que entrou em vigor em 2012, e que garante uma poupança fiscal aos reformados e estrangeiros, com qualificação superior, património considerável, e que transfiram a sua residência fiscal para o País, já conta com 1.014 inscritos e 433 processos em análise, revela o Público.

Polónia, Holanda, Suíça, Brasil e França são os países com mais inscritos, segundo dados do gabinete do secretário de Estado, Paulo Núncio.

Na prática, este regime, aplicável a estrangeiros ou a portugueses que estejam fora de Portugal há cinco ou mais anos, isenta de tributação as pensões de reforma e outros rendimentos provenientes do estrangeiro, como rendimentos do trabalho dependente e independente em atividades de valor acrescentado, rendimentos prediais ou de capitais e mais-valias, oferecendo-lhes uma taxa fixa de IRS de 20%.

O objetivo é fomentar a competitividade da economia e atrair profissionais estrangeiros altamente qualificados que ajudem a elevar a produtividade das empresas nacionais.

O clima, a hospitalidade, a segurança e as vantagens fiscais que Portugal oferece estão a cativar cada vez mais candidatos ao RNH.

A situação coloca, no entanto, dúvidas quanto à equidade social da medida, sendo que especialistas da área fiscal defendem que se deve interpretar este cenário no sentido de que estes estrangeiros vêm contribuir para a economia e que tal não aconteceria sem o estímulo em causa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório