A Alemanha apresenta uma taxa de desemprego jovem de apenas 7%, porém, falta mão-de-obra e pessoal qualificado no país e é aqui que Portugal entra. O Estado alemão quer abrir portas aos jovens formados portugueses - entre os 18 e os 35 anos - que atualmente se encontram no desemprego.
O programa ‘Job of my life’, criado na Alemanha, pretende levar os jovens portugueses desempregados para terras de Angela Merkel.
À SIC Notícias, o conselheiro dos assuntos económicos alemão, Matthias Fischer, revela que este programa dispõe de 140 milhões de euros e que os jovens portugueses sem trabalho são os preferidos para tapar a brecha de mão-de-obra qualificada que se sente na Alemanha, embora o programa seja aberto a toda a Europa e as principais candidaturas provenham de Leste.
As áreas de engenharia, tecnologias da informação, turismo e saúde são as que mais se destacam neste programa, cuja primeira sessão de apresentação ocorre já no próximo dia 20 em Lisboa.
Numa primeira fase, o jovem desempregado submete a sua candidatura e se o feedback for positivo, a agência federal do trabalho pagará um curso de alemão e a viagem para a Alemanha, onde o candidato terá primeiro um estágio e depois uma formação profissional durante três anos, sempre com o suporte de ajudas de custo.
Assim que o estágio termina, o jovem pode obter emprego nessa mesma empresa ou numa outra.