Meteorologia

  • 12 DEZEMBRO 2017
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 14º

Edição

Militares sofrem corte nos salários superior a 200% face a 2013

A subida da retenção na fonte do IRS e o aumento dos descontos para a ADM (Assistência na Doença aos Militares) estão a provocar um enorme descontentamento entre os militares. Estes profissionais do Estado, conta hoje o Diário de Notícias que teve acesso a um recibo de vencimento, perderam face a 2013, 275 euros líquidos por mês, o correspondente a um aumento de 247% no salário em comparação com 2013.

Militares sofrem corte nos salários superior a 200% face a 2013
Notícias ao Minuto

09:27 - 14/01/14 por Notícias Ao Minuto

Economia OE2014

O recibo de vencimento do primeiro mês do novo ano está a provocar choque entre os militares. Em causa, avança esta terça-feira o Diário de Notícias, está o impacto dos novos cortes, previstos no Orçamento do Estado, nomeadamente a subida da retenção na fonte do IRS e o aumento dos descontos para a ADM (o subsistema de Saúde do Estado para os Militares).

Num salário de 1.960 euros, recebido por um sargento-ajudante ou um capitão, o valor do corte sobe 68,85 euros para os 239 euros. Mas a situação é ainda mais penosa, por exemplo, no caso de um militar que até agora recebia 1.493 euros e que passa a contar com 1.218 euros, com duodécimos incluídos, sofrendo assim uma tesourada de 275 euros.

Há portanto, salienta o Diário de Notícias, um aumento do corte nossa salários a ronda os 247% face a igual período do ano passado, que agora passam a reter mais na fonte (passam, em média, dos 294 euros para 355 euros) e a descontar mais para o subsistema de Saúde de que beneficiam (de 23,35 euros para 47 euros).

“As pessoas estão zangadas e indignadas porque as medidas se somam umas às outras. [Pelo que, trata-se de] um descontentamento em crescendo”, comenta Pereira Cracel, da Associação dos Oficiais das Forças Armadas. Neste sentido, acrescenta Lima Coelho, da Associação Nacional dos Sargentos, estão já a ser “desenvolvidas iniciativas” para mostrar esse descontentamento.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório