Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Demitiu-se do cargo de diretora do Tesouro... e agora quer voltar

Em julho de 2013, a diretora-geral do Tesouro, Elsa Roncon Santos, pediu a demissão do cargo, alegando, na altura, motivos do foro pessoal. Agora, e volvidos seis meses, conta a edição desta segunda-feira do jornal Público, a antiga responsável decidiu concorrer às mesmas funções.

Demitiu-se do cargo de diretora do Tesouro... e agora quer voltar
Notícias ao Minuto

08:12 - 13/01/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Elsa Roncon Santos

Estávamos no verão quente de 2013, quando, no mesmo dia em que o então ministro das Finanças, Vítor Gaspar, anunciou a sua saída, também a diretora-geral do Tesouro, Elsa Roncon Santos, pediu a demissão. Alegadamente, a responsável terá optado por abandonar o cargo em virtude de “motivos pessoais”.

Acontece que, segundo adianta a edição de hoje do jornal Público, a ex-responsável quer voltar à cadeira que lhe pertencia, candidatando-se, para o efeito, a um concurso que foi lançado no início de dezembro.

Ainda de acordo com a mesma publicação, concorreram a este lugar pelo menos dez candidatos, cabendo depois à tutela, leia-se, ao Ministério das Finanças, que tem em Maria Luís Albuquerque a sua responsável, eleger o melhor de três candidatos, previamente selecionados pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (Cresap). O processo deverá estar concluído entre os meses de março e abril.

Refira-se que, apesar de demissionária há seis meses, Elsa Roncon Santos nunca chegou a deixar o cargo ao qual agora volta a concorrer. Aliás, à semelhança da equipa que com ela trabalha, e que também se recandidata no âmbito do procedimento aberto pelo Estado. A saber, os três subdiretores-gerais do Tesouro: Maria João Araújo, Pedro Ventura e Bernardo Alabaça.

O Público realça que a recandidatura de Elsa Roncon Santos terá surpreendido a muitos, até porque, o seu pedido para sair em julho não terá sido alheio ao facto de Maria Luís Albuquerque a ter preterido em função de Joaquim Pais Jorge para a pasta da secretaria de Estado do Tesouro. Ao mesmo tempo, toda a celeuma gerada em torno dos contratos swap terá, também, precipitado a decisão, que, com a recandidatura, parece ter sido tomada… de forma precipitada.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório