Procurar

Alargamento da CES permitirá metade do encaixe previsto

Segundo as contas do Público, o alargamento da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) permitirá ao Estado arrecadar apenas 120,7 milhões de euros, cerca de metade da meta que tinha sido inicialmente estipulada.

Notícias ao Minuto
Notícias Ao Minuto
10/01/2014 21:10 ‧ há 11 anos por Notícias Ao Minuto

Economia

120 milhões

Com o alargamento da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES), o Governo previa compensar a perda de 228 milhões de euros em receitas que o Tribunal Constitucional deitou por terra ao chumbar a proposta de convergência de pensões.

Contas feitas pelo Público revelam que, com a aplicação da taxa de 3,5% a pensões acima dos mil euros, em vez dos 1.350 euros, o Executivo conseguirá arrecadar 120,7 milhões de euros, um valor muito aquém do previsto.

Falta saber, como frisa a publicação, qual será a origem do restante valor, tendo em conta que o buraco deixado pelo chumbo do TC foi de 388 milhões de euros e, como o ministro da Presidência, Marques Guedes, informou no final do Conselho de Ministros de quinta-feira, o aumento de um ponto percentual dos descontos para a ADSE representam 160 milhões de euros e o “remanescente” será o impacto da CES.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10