Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Governo pagou subsídio de férias a 100 mil funcionários públicos este ano

O Diário Económico avança esta quinta-feira, citando números do Governo, que foram pagos já este ano cerca de 38 milhões de euros correspondentes ao subsídio de férias de mais de 100 mil funcionários públicos. O primeiro-ministro esclarece que se trata de casos de trabalhadores com férias vencidas em 2011 ou que ganham menos de 1100 euros.

Governo pagou subsídio de férias a 100 mil funcionários públicos este ano
Notícias ao Minuto

10:00 - 18/10/12 por Notícias Ao Minuto

Economia Orçamento

Apesar de o Orçamento do Estado para 2012 ter definido o corte dos dois subsídios (férias e Natal) na Função Pública, mas números do Governo, citados hoje pelo Diário Económico, revelam que foram pagos já este ano cerca de 38 milhões de euros correspondentes ao subsídio de férias de mais de 100 mil funcionários.

O jornal acrescenta, apresentando uma resposta do gabinete do primeiro-ministro, Passos Coelho ao PS, que o motivo para esta situação deve-se a um direito desses trabalhadores, ou por cessão de funções, ou por ganharem menos de 1100 euros ou ainda porque corresponde a férias de 2011.

Estes funcionários, esclarece a resposta do Governo, pertencem aos vários serviços e entidades que compõem a Administração Directa e Indirecta do Estado.

Ao Diário Económico, o deputado do PS, José Junqueiro, considera que esta justificação mostra que o primeiro-ministro "teve dois pesos e duas medidas na atribuição dos subsídios" porque "invocar direitos adquiridos em 2011 não cola”.

“Então e os reformados e quem descontou 20 anos, não têm direitos adquiridos”, questiona Junqueiro, que acusa o Executivo de "tratamento desigual de trabalhadores".

Quem recebeu o quê

Por férias vencidas no ano de ingresso à Administração Pública (2011) foram 233 os trabalhadores que receberam subsídio, um total de 591.495 mil euros;

Por terem uma remuneração abaixo dos 1100 euros foram 95 mil os funcionários que receberam o subsídio, um total de 32,75 milhões de euros;

Por cessação de funções e acertos foram 5890 os trabalhadores que receberam o subsídio de férias, um total de 4,64 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório