Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Investimento na Marinha Grande criou 23 postos de trabalho

O programa de apoio ao investimento industrial permitiu a empresas da Marinha Grande uma poupança em taxas de 68 mil euros e, como contrapartida, a criação de 23 postos de trabalho em 2013, revelou hoje o presidente da câmara.

Investimento na Marinha Grande criou 23 postos de trabalho
Notícias ao Minuto

10:32 - 08/01/14 por Lusa

Economia Autarca

"Num curto espaço de tempo foi já possível incentivar a criação de 23 postos de trabalho no âmbito deste programa, mas continuamos apostados em criar todas as condições necessárias ao investimento industrial na Marinha Grande", disse à agência Lusa Álvaro Pereira, que vai propor a renovação do programa por mais um ano em reunião do executivo municipal esta semana.

Álvaro Pereira, eleito pelo PS, salientou que o programa obriga, também, a câmara a dar resposta em oito dias aos processos que tenham por objeto operações urbanísticas destinadas à instalação ou ampliação de unidades industriais.

Para o autarca, "os empresários não podem esperar, a economia também não", pelo que "é necessária uma resposta célere", sendo este um "compromisso" do município.

"Atuamos em duas vias, por um lado, incentivando a realização de investimentos produtivos e que desenvolvem economicamente a Marinha Grande. Por outro lado, apoiando a criação de postos de trabalho e a sua manutenção, o que perante uma taxa de desemprego tão elevada, não pode deixar de ser uma preocupação e uma prioridade", declarou o presidente da câmara, que não descarta o desenvolvimento de outros apoios ao tecido industrial do concelho.

O programa de apoio ao investimento industrial pretende incentivar os empreendedores a investirem no concelho e, simultaneamente, a criarem emprego.

A proposta sustenta que o município não pode "ficar indiferente" perante as "inúmeras dificuldades económicas e sociais", defendendo que lhe cabe, no âmbito das suas competências, "adotar medidas que facilitem e promovam o investimento privado".

"Não se pretende, por escapar ao âmbito de intervenção municipal, suprir todas as dificuldades existentes. Essa responsabilidade cabe ao Governo, designadamente criando condições para a obtenção de financiamento por parte das empresas", acrescenta o documento.

À semelhança do ano anterior, a iniciativa concede aos beneficiários a redução ou isenção de taxas devidas pela realização de operações urbanísticas e é "graduada em função do número de postos de trabalho a criar".

"Na mesma linha, estabelece-se um prazo reduzido para apreciação e decisão de todas as operações urbanísticas que visem a concretização de investimentos de natureza industrial", refere o documento, que reserva para a autarquia "os encargos com a execução dos ramais domiciliários de água e águas residuais".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório