Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Greve parcial provocou "atrasos" na operação da SATA

As mais de duas semanas de greve parcial dos trabalhadores da SATA afetos ao SINTAC terminou hoje, tendo provocado "atrasos generalizados", segundo o sindicato, que promete nova paralisação se "o diferendo" não se resolver até final de janeiro.

Greve parcial provocou "atrasos" na operação da SATA
Notícias ao Minuto

14:40 - 06/01/14 por Lusa

Economia Paralisação

O porta-voz dos trabalhadores da SATA afetos ao Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC), Filipe Rocha, disse à Lusa que houve "grande adesão em todos os dias de greve", em torno dos 90%.

Como esperado, não houve cancelamentos de voos, "nem nada dessa dimensão", disse Filipe Rocha, acrescentando que a paralisação parcial dos trabalhadores do SINTAC causou "constrangimentos significativos", com "atrasos generalizados em toda a operação", incluindo "entrega de bagagens, check-in e descarregamentos".

Segundo Filipe Rocha, não há "para já" qualquer "desenvolvimento" em relação ao "diferendo com a SATA", não tendo havido "nenhuma abordagem da empresa no sentido de resolver o assunto".

"Percebe-se que não há, pelo menos para já, nenhuma valorização da paz social por parte da empresa", considerou, acrescentando que "se as coisas não se resolverem" durante o mês de janeiro, seguir-se-ão "novos processos de greve", não adiantando mais pormenores.

Cerca de 120 trabalhadores da transportadora aérea açoriana são afetos ao SINTAC, que convocou uma greve à primeira e à última hora dos turnos de trabalho entre 19 de dezembro e 06 de janeiro. Em paralelo, decorre uma greve ao trabalho extraordinário desde 01 de setembro.

Estes trabalhadores reivindicam a reposição de carreiras que dizem terem regredido, com cortes salariais, apenas para quem está afeto ao SINTAC.

Contrariamente à plataforma de sindicatos, os trabalhadores da SATA afetos ao SINTAC não chegaram a acordo com a administração da empresa e reivindicavam também a aplicação do acordo em vigor na TAP, que evitou os cortes salariais entre os 3,5% e os 10% previstos no Orçamento do Estado de 2013.

Durante a greve, a empresa assegurou que não houve "atrasos de maior" por causa da paralisação, sublinhando que se trata apenas de trabalhadores do grupo na ilha Terceira, nos Açores.

Sobre a disponibilidade para dialogar com o sindicato, o porta-voz da SATA, José Gamboa, referiu, em declarações à agência Lusa, que o conselho de administração "manteve e mantém contactos regulares com todos os sindicatos representativos dos trabalhadores da SATA".

"Recordamos, a este propósito, que, muito recentemente, a SATA celebrou um acordo de entendimento com todos os sindicatos que existiam à data. A disponibilidade negocial da SATA mantém-se", disse José Gamboa, recordando a reunião, no passado dia 17 de dezembro, entre a empresa e "a plataforma sindical que reúne todos os sindicatos representativos dos trabalhadores da SATA, tendo o SINTAC estado presente nesse encontro".

José Gamboa sublinhou que a SATA considera o diálogo essencial e "tudo fará" para que ele continue.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório