Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Mais de 40% dos desempregados pode nunca encontrar trabalho

Cerca de 44,5% dos desempregados poderá nunca vir a encontrar emprego. A conclusão é de um estudo realizado por três economistas do Banco de Portugal, e divulgada na edição de hoje do semanário Expresso, que revelou ainda que o desemprego para a vida tem vindo a crescer nos últimos anos.

Mais de 40% dos desempregados pode nunca encontrar trabalho
Notícias ao Minuto

13:38 - 28/12/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Estudo

Intitulado ‘Destruição catastrófica de emprego’, o estudo realizado pelos economistas Anabela Carneiro, José Varejão e Pedro Portugal, do Banco de Portugal, revelou que cerca de 44,5% dos 540,3 mil desempregados de longa duração poderá nunca vir a encontrar emprego, avança o Expresso.

Só na última década, o desemprego de longa duração passou dos 14 meses, em 2003, para os 23 meses, em 2013. Aliás, aumentou de 25% do total, em 2002, para 64% no ano que agora finda.

Acresce que o vincar da crise originou “elevados custos sociais associados a uma catastrófica taxa de destruição de emprego” e situações de “maciço desemprego de longa duração”, de acordo com o estudo.

Na origem deste desemprego recorde estão várias causas, das quais se destacam a acelerada falência de empresas, asfixia das empresas pela falta de crédito e pela rigidez dos salários.

De salientar que, além desta situação, os trabalhadores menos qualificados estão a ser suplantados pelos que têm mais habilitações, e que com a crise aceitam rendimentos mais baixos.

Quanto ao futuro, os empresários vão continuar a confrontar-se com várias dificuldades. Em declarações àquele semanário, o economista Paulo Pinho explicou que “várias pequenas empresas, com a redução da procura, foram destruindo emprego até ao ponto de entrarem em insolvência. A situação é catastrófica ao nível da destruição da capacidade produtiva”, sendo que “na maior parte dos casos, esta infra-estrutura foi abandonada e num cenário de retoma não será aproveitada, porque morreu”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório