Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 19º

Empresas públicas gastam 368 milhões em suplementos

As empresas públicas gastam 368 milhões de euros por ano apenas em suplementos remuneratórios. Este valor, avançado pela Direcção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF), e citado pelo Diário de Notícias, equivale a 13,4% dos gastos totais com pessoal e ao montante que o Estado tem que compensar o mais recente chumbo do Tribunal Constitucional (TC).

Empresas públicas gastam 368 milhões em suplementos
Notícias ao Minuto

08:35 - 22/12/13 por Notícias Ao Minuto

Economia DGTF

Por ano, as empresas públicas gastam cerca de 368 milhões de euros em suplementos remuneratórios. Este montante diz respeito a gastos, trabalho extraordinário isenção de horário, subsidio nocturo ou trabalho em feriados e/ou fins-de-semana, entre outros, mas são os custos respeitantes a exercício de funções de chefia e subsídios por “penosidade” da tarefa os que mais pesam.

Estes 368 milhões de euros equivalem ao que o Estado tem que compensar após o mais recente chumbo do Tribunal Constitucional (TC), referente ao sistema de convergência de pensões.

De acordo com os dados Direcção-Geral do Tesouro e Finanças, citados pelo Diário de Notícias, 40% deste encargo das empresas públicas destinou-se ao pagamento de encargos associados ao horário de trabalho. Os pagamentos relacionados com a função custaram 118,79 milhões de euros, as deslocações custaram 16,3 milhões de euros, já “outros suplementos” pesam em 80 milhões de euros o bolo total

Os funcionários dos transportes aéreos foram os que mais receberam em suplementos, cerca de 11.531 trabalhadores ganharam 101 milhões de euros num ano, seguindo-se daqueles que exercem funções em serviço públicos de saúde, 87.612 funcionários para 89,2 milhões de euros.

A despesa com prémios custou ainda às empresas publicas 37,9 milhões de euros no ano passado.

O estudo da DGTF revela ainda que 63% dos suplementos são pagos mensalmente, seja em 12 ou em 14 meses.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório