Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Agência vê "sinais de recuperação" em Portugal e Espanha

As economias de Portugal e Espanha estão a recuperar da crise económica, dando "sinais de esperança" para 2014, disse a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

Agência vê "sinais de recuperação" em Portugal e Espanha
Notícias ao Minuto

06:25 - 12/12/13 por Lusa

Economia Crise

"Apos dois anos de profundas reformas e restruturação, as economias de Espanha e Portugal acabam 2013 numa situação que alguns consideram como o fim da crise económica", salienta a Xinhua num balanço difundido quarta-feira à noite em Pequim.

No caso de Portugal, a agência chinesa refere que no terceiro trimestre do ano o Produto Interno Bruto cresceu 0,2%, "evidenciando um contínuo crescimento depois de o país ter saído da recessão no segundo trimestre".

"O país poderá também estar a aproximar-se do fim do seu resgate, que deverá ocorrer em abril do próximo ano", diz a Xinhua.

A agência chinesa alerta, contudo, que "a maioria dos analistas económicos permanece prudente acerca da consolidação e recuperação da economia portuguesa".

"O país tem ainda problemas significativos para encontrar financiamento externo, enquanto a contínua aplicação de um intensa política fiscal focada no corte da despesa pública debilita a procura interna", acrescenta.

Outro fator suscetível de "abrandar o crescimento", refere o balanço da Xinhua, é o "alto índice de desemprego (37,4% entre os jovens com menos de 25 anos)".

Segundo a mesma análise, Portugal e Espanha estão agora "concentrados na captação da procura externa", em particular nas exportações e turismo, "para tentar consolidar a sua recuperação".

A China é a segunda economia mundial, a seguir aos Estados Unidos, e possui as maiores reservas cambiais do planeta.

Nos últimos cinco anos, a China tornou-se o 10.º mercado das exportações portuguesas, subindo 18 lugares, e em 2012 foi o maior investidor externo direto em Portugal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório