Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Economia cresce 0,2% no terceiro trimestre

O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou hoje as previsões para a economia portuguesa no terceiro trimestre, apontando para um crescimento de 0,2% face ao trimestre anterior e uma queda de 1% face ao mesmo trimestre de 2012.

Economia cresce 0,2% no terceiro trimestre
Notícias ao Minuto

11:15 - 09/12/13 por Lusa

Economia INE

De acordo com a segunda estimativa do INE, no terceiro trimestre de 2013, o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 0,2% face ao trimestre anterior, "refletindo um contributo positivo da procura interna que mais do que compensou o contributo negativo da procura externa líquida".

Em comparação com o mesmo trimestre de 2012, o PIB caiu 1,0%, acrescentando o INE que esta "redução menos intensa do PIB" no terceiro trimestre deste ano traduz "um contributo negativo menos acentuado da procura interna", que passou de -2,9 pontos percentuais no segundo trimestre para os -1,6 pontos percentuais, "devido sobretudo à diminuição menos significativa das Despesas de Consumo Final das Famílias Residentes".

Quando à procura externa líquida, o seu contributo para a variação homóloga do PIB diminuiu, situando-se em 0,6 pontos percentuais, em resultado da desaceleração das exportações de bens e serviços.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório