Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Rendimento das famílias recua oito anos

O rendimento disponível mediano das famílias portuguesas havia crescido, em média, dez pontos percentuais entre 2004 e 2009, que foram perdidos desde aí voltando, em 2012, para os níveis observados inicialmente, em virtude da degradação da situação económica, noticia o Público.

Rendimento das famílias recua oito anos
Notícias ao Minuto

06:30 - 07/12/13 por Notícias ao Minuto

Economia INE

O rendimento disponível mediano dos portugueses voltou para os níveis de 2004, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, revelados pelo Público.

Entre os anos de 2004 e 2009 o crescimento do rendimento disponível cresceu, em média, dez pontos percentuais mas desde avanço foi perdido “quase na totalidade” até 2012 devido à crise.

O estudo do INE revelou também que o indicador da vulnerabilidade económica também apresentou uma evolução negativa, “traduzindo uma progressiva vulnerabilidade das famílias” largamente causada pelo afastamento das mesmas do mercado de trabalho, pelos níveis de endividamento e pela crescente dificuldade em pagar créditos de habitação.

Além da vulnerabilidade económica foi também identificada uma intensificação da taxa de pobreza, revelando que, no geral, a degradação da situação económica do país fez que com os indicadores materiais e os relacionados com a qualidade de vida tenham sofrido uma inversão em apenas três anos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório