Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Bruxelas quer que empresas anunciem se pagam a estagiários

A Comissão Europeia propôs hoje orientações para estágios profissionais, sendo que as empresas serão obrigadas a anunciar se remuneram ou não os estagiários.

Bruxelas quer que empresas anunciem se pagam a estagiários
Notícias ao Minuto

12:38 - 04/12/13 por Lusa

Economia Comissão Europeia

Bruxelas quer melhorar a transparência no que respeita às condições dos estágios, ao exigir, por exemplo, que tenham por base um acordo escrito.

O acordo deverá abranger o conteúdo de aprendizagem (objetivos educativos, supervisão) e as condições de trabalho (duração limitada, horário de trabalho, indicação clara de remuneração ou de outro tipo de compensação e eventual direito a Segurança Social).

Os organismos que ofereçam programas de estágio deverão divulgar, no anúncio de vaga, se o estágio é ou não remunerado.

A 'Comissão Barroso' tem como objetivo permitir aos estagiários adquirir experiência profissional de qualidade em condições de trabalho seguras e justas, enquanto potenciam as suas hipóteses de encontrar emprego.

"É inaceitável que alguns estagiários estejam a ser explorados como mão-de-obra barata", disse o comissário europeu para o Emprego, Laszlo Andor, acrescentando que "os estágios são cruciais para melhorar a empregabilidade dos jovens e garantir uma transição harmoniosa da escola para a vida ativa".

"Os Estados-membros devem garantir que os estagiários recebem a formação e a experiência necessárias para obter um emprego", sublinhou ainda.

O Quadro de Qualidade para os Estágios é uma das iniciativas anunciadas no Pacote de Emprego dos Jovens de dezembro de 2012.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório