Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

"Portugal tem perna partida, cara esfacelada e problema respiratório"

Autor de um dos livros que mais condena as políticas de austeridade e defensor de que o problema está nos bancos e nos activos tóxicos, Mark Blyth afirmou ao Jornal de Negócios que vê Portugal como “alguém que teve um acidente” e que, sim, irá precisar de um segundo resgate porque “simplesmente não está a gerar crescimento”.

"Portugal tem perna partida, cara esfacelada e problema respiratório"
Notícias ao Minuto

08:35 - 29/11/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Mark Blyth

Mark Blyth editou recentemente o livro ‘Austeridade: a história de uma ideia perigosa’, uma obra que coloca em causa todas as políticas de austeridade impostas nos países em recessão, em especial em Portugal.

Em entrevista ao Jornal de Negócios, Blyth afirma que a solução não passa pela austeridade, nem tampouco pelo corte da despesa pública, porque, defende, pode-se “cortar a despesa pública em Portugal até à idade da pedra que isso não terá impacto na exposição dos bancos estrangeiros aos mercados da dívida soberana”.

Aliás, o economista diz mesmo que Portugal pode ser visto como “alguém que teve um acidente: tem uma perna partida, a cara esfacelada, tem problemas de respiração e mal se consegue mexer. Nós levámo-lo para o hospital e a receita do médico é : vamos retirar-lhe o sangue do corpo”.

Esta analogia criada pelo também professor universitário é justificada com o facto de Portugal ter “com certeza os seus problemas a longo prazo”, mas que tais não serão resolvidos com austeridade. “Irá simplesmente tornar a coisa pior”, sublinhou.

A iminência de um segundo resgate é vista por este especialista como uma forte probabilidade e também necessidade, já que Portugal “simplesmente não esta a gerar crescimento para que aconteça outra coisa”.

Este professor de economia política internacional na Universidade de Brown, nos Estados Unidos, revela que a actual situação económica europeia se deve a um “problema do sistema bancário” e não a um problema orçamental. Para o economista, a solução está, numa primeira instância, em “parar a austeridade” e depois em “parar de fingir que isto é uma crise da dívida pública, que não é”.

Mais uma vez, Blyth defende que os problemas económicos na Europa se devem a “uma crise bancária”, sendo, desse modo, fundamental “resolver o problema bancário” e os activos tóxicos.

“Estamos parados numa união bancária há um ano, pela simples razão de que alguém tem de lidar com um bilião de dólares de activos tóxicos que estão nos sectores bancários espanhóis e outros”, disse ao Jornal de Negócios.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório