Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Portugueses contra IVA na sopa igual ao de artigos de luxo

Um inquérito levado a cabo pela Associação de Hotelaria, Restauração e Similares (AHRESP) concluiu que “98% [dos portugueses] não concorda que o IVA da sua sopa seja igual ao de um artigo de luxo”, sendo que deste universo “97% não aceita pagar o IVA a 23%”, relevou esta segunda-feira aquela entidade através de um comunicado enviado às redacções.

Portugueses contra IVA na sopa igual ao de artigos de luxo
Notícias ao Minuto

16:18 - 25/11/13 por Notícias Ao Minuto

Economia AHRESP

Saber se os portugueses concordam com o IVA cotado a uma taxa de 23%, que leva a que uma sopa tenha o mesmo imposto do que um artigo de luxo, e se concordam com uma descida para os 13%. Foi este o propósito das questões colocadas por um inquérito levado a cabo pela Associação de Hotelaria, Restauração e Similares (AHRESP), e cujo resultado é apresentado um dia antes de ser votado no Parlamento, o Orçamento do Estado para o próximo ano.

Ora, chegou-se pois à conclusão de que “98% não concorda que o IVA da sua sopa seja igual ao de um artigo de luxo”, ambos situados na taxa máxima de 23%, revelou a AHRESP em comunicado.

Além disso, “97% não aceita pagar o IVA a 23% (16% Açores, 22% Madeira)”, sendo que “97% acha que o IVA que lhe é cobrado deve voltar a ser de 13% (9% Açores, 12% Madeira)”, lê-se na mesma nota.

Segundo o presidente daquela associação, Mário Pereira Gonçalves, “devido ao aumento de todos os custos e apesar da quebra de consumo e perda de clientes, iremos ponderar o aumento dos preços para suportar este imposto”. Isto levará também a que “continuaremos a despedir colaboradores e a encerrar estabelecimentos”.

“Não podemos continuar a suportar esta situação”, sublinhou ainda o mesmo responsável.

O inquérito, que reuniu cerca de 20 mil respostas e foi realizado ao longo de quatro dias.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório