Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Comissão Europeia é 'a chave' do misterioso número de Machete

O número 4,5% referido por Rui Machete em relação à taxa de juro, que se tornou polémico, tinha sido, afinal, referido anteriormente pela Comissão Europeia, avança o Expresso.

Comissão Europeia é 'a chave' do misterioso número de Machete
Notícias ao Minuto

13:28 - 21/11/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Taxas

O ‘número mágico’ de Machete, referente à taxa de juro necessária evitar um segundo resgate para Portugal, não era afinal uma ‘invenção’ de Rui Machete.

A taxa de 4,5% já tinha sido referida numa simulação da Comissão Europeia, aquando das 8ª e 9ª avaliações, avança o semanário Expresso, no dia em que foram divulgados os cálculos sobre a sustentabilidade da dívida pública.

Na visita a Portugal, a Comissão Europeia referiu a taxa de 4,5%, proferida nas declarações de Rui Machete que se tornaram polémicas, para a dívida de longo prazo a partir de 2017.

Porém, não existe relação entre este valor para os juros a prazo e o que terá de vigorar até ao final do programa de resgate, para Portugal voltar a emitir dívida, como Machete referiu.

O valor referido por Bruxelas tem a ver com a taxa que deverá ser assegurada no futuro (a partir de 2017), para garantir a sustentabilidade, para um crescimento nominal do PIB entre 3,5% e 4%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório