Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Ministro aposta na "capacidade exportadora" do sector aeronaútico

O ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, defendeu hoje a necessidade de apostar na "capacidade exportadora" das empresas portuguesas, nomeadamente no setor aeronáutico onde já existe no país "uma boa capacidade tecnológica de ponta".

Ministro aposta na "capacidade exportadora" do sector aeronaútico
Notícias ao Minuto

15:48 - 16/11/13 por Lusa

Economia Aguiar-Branco

No Dubai, onde no domingo irá visitar 'stands' de empresas portuguesas que participam no Dubai Air Show - a maior feira aeronáutica do Médio Oriente e um dos principais certames aeronáuticos internacionais -, o ministro português considerou necessário "aproveitar as oportunidades" para mostrar o potencial português em matéria de indústrias de Defesa.

"[É objetivo da visita] contribuir no âmbito das indústrias de defesa para a capacidade exportadora das empresas portuguesas e aqui em especial na área da aeronáutica, onde vão estar várias empresas presentes no Dubai Air Show, que é uma das maiores mostras mundiais nesta área", referiu.

"E nós aproveitamos todas as oportunidades para demonstrar as capacidades das pequenas e médias empresas portuguesas e potenciar encontros entre empresários portugueses e de empresas aqui dos Emirados", acrescentou.

No entender de Aguiar-Branco, Portugal "tem uma boa capacidade tecnológica e uma boa capacidade tecnológica de ponta" nesta área.

"Temos já projetos em Portugal em nichos tão importantes como o de software e no programa do [avião de transporte] KC-390, já temos empresas portuguesas que apresentam capacidade de resposta a esse nível do cluster da aeronáutica. É um 'cluster' com grande futuro, temos capacidade para participar e por isso penso que este é um lugar especial para podermos mostrar a uma comunidade muito específica o potencial das empresas portuguesas e estou convencido que este é um primeiro passo de muitos outros que podemos dar nesta área", comentou.

No Dubai a convite do seu homólogo, o príncipe herdeiro Mohamed Bin Rachid al-Maktoum, o ministro da Defesa participou hoje num almoço de trabalho com empresários e comunidade portuguesa na capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi, onde foi feita uma a apresentação das empresas portuguesas do setor aeronáutico, bem como uma apresentação da Base Tecnológica e Industrial da Defesa.

No domingo, Aguiar-Branco tem previstas visitas aos stands com representantes nacionais no Dubai Air Show.

Durante a manhã, o ministro da Defesa visita os stands das OGMA (Oficinas Gerais de Material Aeronáutico e da empresa Tekever - fabricante do primeiro avião português não tripulado totalmente autónomo, concebido para missões de vigilância e a recolha de informação (´intelligence') nas áreas de segurança e defesa.

Antes do almoço oficial de abertura do Dubai Air Show, Aguiar-Branco irá ainda conhecer os stands da EMBRAER (construtora aeronáutica brasileira cujo projeto em Évora incorpora uma elevada participação de empresas portuguesas) e do Centro de Inovação e Engenharia (CEIIA), orientado para a competitividade das indústrias da mobilidade, nomeadamente aeronáutica e automóvel.

À tarde, o governante português visita stands no certame aeronáutico com empresas nacionais e emiratis, caso do fundo soberano de Abu Dhabi Mudabala - focado no investimento em múltiplos setores de atividade e em parcerias internacionais ou da "holding" Tawazun, que desde 2007 desenvolve parcerias industriais e investimento estratégico, nomeadamente na área da Defesa.

A empresa portuguesa de formação aeronáutica Gestair, que tem apostado na internacionalização e na atração para os seus centros de formação em Portugal de alunos de diversas nacionalidades, nomeadamente dos Emirados Árabes Unidos, receberá também a visita do ministro da Defesa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório