Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Ministra quer aumentar peso da economia do mar no PIB até 2020

A ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, afirmou hoje em Sines que o Governo pretende "aumentar em 50% o peso da economia do mar no PIB (produto Interno Bruto) até 2020".

Ministra quer aumentar peso da economia do mar no PIB até 2020
Notícias ao Minuto

13:41 - 16/11/13 por Lusa

Economia Assunção Cristas

"É muito grato saber que houve imensa participação da sociedade civil, de vários setores, na preparação desta estratégia, porque esta é a melhor garantia de que há negócio a acontecer na área do mar", disse, lembrando que "nos últimos três anos houve um aumento da economia do mar de 2,4 para 2,7%".

"Há empresas a instalarem-se e há, sobretudo, uma grande vontade de concretizar esta nossa riqueza potencial no mar, com o esforço nacional mas também de muitos países que já estão a instalar as suas empresas em Portugal, de que destacaria a Noruega", acrescentou.

Assunção Cristas falava aos jornalistas em conferência de imprensa em Sines, depois de participar na X Comissão Interministerial para os Assuntos Do Mar, em que se assinalou o Dia do Mar com a aprovação da estratégia nacional para o mar.

No âmbito da estratégia de exploração dos recursos marinhos, o Ministério da Agricultura e do Mar vai beneficiar de uma verba de 19,2 milhões de euros atribuída pelo Mecanismo Financeiro (European Economic Área Grants (EEA Grants), financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega.

Segundo Assunção Cristas, trata-se de um programa que prevê "uma verba de 10 milhões de euros para aquisição de um navio de investigação, que vai substituir o `velho´ Noruega, para recolher informação e fazer a monitorização do `stock´ pesqueiro em águas nacionais".

"Estamos a olhar para navios usados que vamos adaptar às nossas necessidades, para fazer investigação e o levantamento de todos os recursos, o que é muito importante para a monitorização dos nossos `stokcs´ pesqueiros", disse.

"Uma das áreas relevantes para este navio é a monitorização e recolha de informação fidedigna sobre o estado dos nossos `stocks´ pesqueiros. Poderá também ter atuação noutras áreas (recursos não-vivos), dado que será um navio que poderá transportar o ROV (Remote Operated Vehicle)", acrescentou Assunção Cristas.

A ministra da Agricultura e do Mar lembrou ainda que "a pesca é uma área central da nossa economia do mar", adiantando que o governo já está a preparar a negociação das quotas de pescas no Conselho Europeu de dezembro.

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e outros membros do Governo também marcaram presença da reunião da Comissão Interministerial para os Assuntos do Mar, mas só Assunção Cristas falou aos jornalistas na conferência de imprensa em que salientou alguns aspetos fundamentais da estratégia nacional para o mar.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório