Cavaco destaca papel das IPSS face a "dimensões dramáticas"

O Presidente da República sublinhou hoje a importância do trabalho das Misericórdias e outras IPSS, numa altura em que o desemprego em Portugal "atinge dimensões dramáticas" e em que "a pobreza ameaça mais de dois milhões de portugueses".

PR destaca papel das Misericórdias face às "dimensões dramáticas" do desemprego

© Lusa

Lusa
15/11/2013 17:30 ‧ 15/11/2013 por Lusa

Economia

Desemprego

"Nos tempos difíceis que Portugal atravessa (...), é de toda a justiça reconhecer o extraordinário trabalho realizado pelas Misericórdias e outras IPSS e por milhares de voluntários no apoio aos mais vulneráveis da nossa sociedade", afirmou Cavaco Silva.

Falando em Braga, durante a sessão comemorativa dos 500 anos da Santa Casa da Misericórdia local, o Presidente especificou que os tempos difíceis se traduzem, desde logo, no desemprego, que "atinge dimensões dramáticas (838 mil)".

Referiu-se também ao alastrar da pobreza e da exclusão social, que coloca muitas famílias a braços com quebras de rendimento e com encargos de endividamento "que não conseguem satisfazer", multiplicando-se as ruturas sociais e os novos pobres.

Segundo Cavaco Silva, estas realidades fazem com que instituições como as Misericórdias se revelem hoje "tão atuais e tão imprescindíveis" como se revelaram à época em que foram criadas.

"Cabe aos governantes saber interpretar a cada momento o papel destas instituições, aproveitar esta poderosa força solidária da sociedade civil para responder aos desafios da pobreza, que ameaça hoje mais de dois milhões de portugueses, e para atender aos grupos sociais mais vulneráveis à doença, à deficiência ou às limitações da velhice, e às crianças em risco de exclusão ou vítimas de maus tratos físicos ou psicológicos", acrescentou.

Nesta visita à Misericórdia de Braga, o Presidente da República foi recebido com aplausos e cavaquinhos, tendo sido distinguido como Irmão Honorário daquela instituição.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas