Em comunicado, a Salvador Caetano refere que a 'Brillance Caetano' (ou 'Huachen Kayikanuo', em chinês), é o primeiro projeto industrial do grupo na Ásia e nasce de uma 'joint-venture' com a Brilliance Auto (divisão 'special vehicles'), uma empresa local do grupo Huachen ligada ao setor automóvel.
O dia escolhido para a inauguração oficial da fábrica de Dalian marca a saída de produção da primeira unidade.
"É mais uma semente que lançamos para o que esperamos que venha a ser uma floresta", disse o presidente da Salvador Caetano Indústria, José Ramos, numa entrevista em setembro passado à agência Lusa.
Segundo adiantou na altura, a 'Brillance Caetano' resulta de um investimento de cinco milhões de euros, dedicando-se, numa primeira fase, à produção de autocarros de aeroporto e, numa segunda fase, de autocarros elétricos e escolares para o mercado chinês.
A Salvador Caetano Indústria, sub-holding do Grupo Salvador Caetano, exporta regularmente para a China há já 23 anos, a partir da sua fábrica em Vila Nova de Gaia.
No próximo ano, a Salvador Caetano planeia produzir 150 unidades na fábrica na China, correspondentes a um volume de negócios de 30 milhões de euros, mas José Ramos acredita que, "daqui a uns tempos, a produção na China venha a ser superior à da Caetano Bus" em Gaia.
Situada em Dalian, importante cidade portuária do nordeste da China, a meio caminho entre Pequim e a península coreana, a nova fábrica empregará cerca de 300 trabalhadores até 2014.