Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Moçambique "não ganha quase nada" com exploração de gás

O Estado moçambicano "não ganha quase nada" com a exploração de gás natural de Pande e Temane, sul do país, pela multinacional sul-africana SASOL, refere o Centro de Integridade Pública (CIP), num estudo sobre o empreendimento.

Moçambique "não ganha quase nada" com exploração de gás
Notícias ao Minuto

09:55 - 13/11/13 por Lusa

Economia Estudo

O estudo, denominado "Relatório sobre as Receitas do Projeto de Exploração de Gás de Pande-Temane pela SASOL", será lançado hoje em Maputo pelo CIP, uma ONG que monitoriza a probidade no Estado moçambicano.

"Este é o primeiro projeto de exploração de gás natural no país e está em curso há dez anos. Ao longo destes anos, o Estado moçambicano não ganhou quase nada em termos de receitas, embora as projeções indicassem que o país poderia arrecadar dois mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros) durante a vida útil do projeto", refere o CIP, numa das conclusões do relatório, inseridas no sumário da nota de imprensa sobre o lançamento do estudo.

Apesar de Moçambique ser o sexto maior exportador de gás natural em África, assinala a organização, "o país não recebe receita significativa, uma vez que o gás que rende muitas centenas de milhões de dólares por ano além-fronteira, rende menos de 10 milhões de dólares anuais (7,4 milhões de euros) aqui dentro do país".

O CIP pretende com o relatório chamar a atenção do Governo para o que se poderá passar com futuros projetos de exploração de gás em Moçambique, face às descobertas deste recurso.

"O relatório é um meio de advocacia para o perigo de se repetir o mesmo cenário na exploração de gás natural da Bacia do Rovuma", diz a nota de imprensa, apontando para as reservas de gás já descobertas no norte do país, mas ainda não exploradas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório