Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Lucro da PT sobe 64% nos primeiros nove meses

O lucro da Portugal Telecom (PT) subiu 64,3% nos primeiros nove meses do ano, face a igual período do ano passado, para 305 milhões de euros, informou hoje a empresa.

Lucro da PT sobe 64% nos primeiros nove meses
Notícias ao Minuto

08:18 - 13/11/13 por Lusa

Economia 305 milhões

Em informação disponibilizada no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a PT afirma que o resultado beneficiou do encaixe da venda da operadora macaense CTM.

Em junho passado, a operadora portuguesa comunicou a operação de venda da participação de 28% que detinha na CTM aos chineses da Citic Telecom, tendo conseguido um encaixe financeiro de 336 milhões de euros.

No comunicado hoje divulgado, a empresa esclarece que o aumento do lucro se deveu a outros fatores, entre os quais se incluem maiores ganhos recorrentes, embora compensados por um menor Ebitda (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) dos negócios de telecomunicações em Portugal, por custos com rescisões de 400 trabalhadores, por amortizações na brasileira Oi e por juros das operações em Portugal e no Brasil.

Nos nove primeiros meses do ano, as receitas da operadora, que está em processo de fusão com a brasileira da Oi, caíram 8,8% para 4.547 milhões de euros, face ao período homólogo de 2012, refletindo principalmente "o impacto da desvalorização do real brasileiro face ao euro.

De acordo com a operadora, este desempenho é explicado pela diminuição nas receitas dos negócios de telecomunicações em Portugal (120 milhões de euros) e pela menor contribuição dos outros negócios internacionais.

Em Portugal, o desempenho das receitas sofreu o impacto da concorrência e da crise económica, enquanto no Brasil o problema maior foi a desvalorização do real face ao euro.

Também os custos operacionais da PT diminuíram nos nove primeiros meses do ano, caindo 6,8% para 3.032,4 milhões de euros, tendo o resultado operacional ficado nos 475,9 milhões de euros, ou seja, menos 26% do que no período entre janeiro e setembro do ano passado.

Em relação ao terceiro trimestre do ano (junho a setembro), o lucro apresentado foi de 21 milhões de euros, o que representa uma queda de 66,4 por cento.

Em termos operacionais, a queda dos resultados foi de 22,4%, com o valor a passar para os 169,4 milhões de euros.

Neste período, esta descida deveu-se a uma diminuição das receitas, não compensada pela redução dos custos.

a PT faturou menos 11,3%, somando 1.454,3 milhões de euros, tendo os custos caído 9%, para 956,8 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório