Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Ministra das Finanças diz que é preciso cortar salários e pensões

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, afirmou hoje que a margem de manobra para cortar despesas de consumos do Estado e para cortar no investimento é curta, e que os cortes terão necessariamente de cair sobre os salários e as pensões.

Ministra das Finanças diz que é preciso cortar salários e pensões
Notícias ao Minuto

18:06 - 31/10/13 por Lusa

Economia OE2014

"A redução efetiva da despesa pública é a opção responsável e exige um programa abrangente que inclua todas as rubricas. Continuaremos a fazer um esforço de redução de consumos intermédios e continuaremos a adequar as despesas de investimento público ao contexto de ajustamento. As rubricas de consumos intermédios e despesa com capital, porem, representam apenas 13% do total da despesa pública em 2013, e reduções adicionais e substanciais destas despesas podem por em causa o funcionamento dos serviços essenciais às populações ou o próprio nível de ideal de serviço público", defendeu a governante.

Maria Luís Albuquerque, que fazia uma intervenção no Parlamento naquele que é o primeiro dia de debate sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2014, voltou então a defender a necessidade de fazer cortes na despesa do Estado com salários dos trabalhadores em funções públicas e dos pensionistas.

"Neste quadro, para diminuirmos a despesa pública para um nível que o Estado pode sustentar, e para o nível que os portugueses podem suportar em termos de carga fiscal, a redução terá de se estender às áreas de prestações sociais e despesas com pessoal. Recordo que estas duas áreas em conjunto perfazem 70% da despesa pública total", afirmou.

A governante tentou então passar a garantia que o atual Governo tem presente que esta proposta "exige, assim, sacrifícios adicionais aos funcionários públicos e aos pensionistas e que a proposta em si é "dura e difícil", mas considera que as medidas que decidiram incluir na proposta de orçamento que hoje discutem "são equitativas, são abrangentes, e são as estritamente necessárias".

Maria Luís Albuquerque fez questão também de garantir que Portugal conseguiu cumprir a meta do défice estrutural em 0,5% do PIB este ano, ao contrário do que os cálculos da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) sugerem.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório