Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Decisões do Constitucional "têm impacto" nos mercados

O presidente da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), João Moreira Rato, admite em entrevista ao programa ‘Tudo é Economia’ da rádio TSF, que “as decisões do Tribunal Constitucional têm algum impacto na percepção que os investidores têm do programa de ajustamento” português.

Decisões do Constitucional "têm impacto" nos mercados
Notícias ao Minuto

10:25 - 26/10/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Moreira Rato

Já muitos o disseram, pelo que o presidente do IGCP, João Moreira Rato, apenas reforça, este sábado em entrevista ao programa ‘Tudo é Economia’ da rádio TSF, que as decisões dos juízes do Palácio Ratton tem “impacto” nos investidores e, consequentemente, nos mercados.

“As decisões do Tribunal Constitucional têm algum impacto na percepção que os investidores têm do programa de ajustamento”, afirma Moreira Rato, sublinhando porém que “os mercados vão digerindo [essa] informação aos poucos”.

“Os nossos investidores estão, em geral, muito bem informados, e portanto a sua percepção não muda rapidamente. Muda gradualmente”, explica.

Neste sentido, refere o presidente do IGCP, os mercados estão sempre atentos ao que acontece em Portugal, designadamente no sector político. O que, destaca Moreira Rato, pode ser constatado aquando da crise política de Julho, momento em que “pode seguir-se bastante bem qual através da reacção dos nossos spreads”.

Quanto ao futuro, segundo resgate ou programa cautelar, o responsável diz acreditar que a dívida pública é “perfeitamente sustentável”, nem que seja, “eventualmente” com a ajuda de um programa cautelar.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório