Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

'Amigo' de Passos chumba teste para presidir a alto cargo público

A Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (CRESAP) chumbou o nome de Francisco Almeida Leite, proposto pelo Governo, para ocupara a presidência da Sofid, empresa detida 60% pelo Estado e que apoia a internacionalização das empresas portuguesas. Segundo soube o semanário Expresso, a ‘nega’ deveu-se à falta de experiência e conhecimento do candidato.

'Amigo' de Passos chumba teste para presidir a alto cargo público
Notícias ao Minuto

09:28 - 26/10/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Sofid

O Governo de Passos Coelho indicou o nome de Francisco Almeida Leite para a presidência da Sofid (Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento), empresa que apoia a internacionalização das empresas portuguesas, nomeadamente as PME’s em países emergentes, sendo detida maioritariamente pelo Estado (60%) e pelos quatro principais bancos nacionais (40%), mas avança hoje o semanário Expresso, a Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (CRESAP) chumbou o nome.

A CRESAP, dirigida por João Bilhim, considerou que o nome sugerido pelo Executivo não tinha competências para ocupar o cargo por falta de conhecimentos e experiência no sector financeiro.

O semanário Expresso recorda que Francisco Almeida Leite foi secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação entre Abril e Julho deste ano, tendo saído do elenco governativo com a saída de Paulo Portas para a vice-presidência.

Antes, o ‘amigo’ do Governo de Passos foi vogal no Instituto Camões, e jornalista durante vários anos, tendo enquanto tal passado pelo ‘Semanário’, pelo ‘Euronotícias’ e pelo Diário de Notícias onde esteve de 2004 a 2012 como editor executivo.

Mas, e uma vez chumbado o seu nome para a presidência, o Governo propôs que Francisco Almeida Leite fosse apenas vogal da comissão executiva da Sofid. A CRESAP apesar de ter aceitado impôs a condição de que o ex-governante limite a sua acção às relações públicas e internacionais, não podendo estar envolvido na área financeira para a qual não tem experiência, conta o semanário Expresso.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório