Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Mais de 30 gestores públicos ganham o dobro de Passos Coelho

Mais de meia centena de gestores de empresas do Estado aufere um ordenando superior ao do homem que comanda os destinos do País. Ao todo, são 58 os responsáveis cujos salários superam o vencimento do primeiro-ministro, aliás 33 chegam mesmo a ganhar mais do dobro, destaca a edição desta quinta-feira do Diário de Notícias. E a liderar este campeonato está o presidente da TAP, Fernando Pinto.

Mais de 30 gestores públicos ganham o dobro de Passos Coelho
Notícias ao Minuto

08:36 - 17/10/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Estado

A lei que foi aprovada pelo Executivo estabelecendo um tecto máximo para as remunerações mensais auferidas pelos gestores públicos abriu a janela a algumas excepções. Ou, talvez, até muitas portas.

Se Pedro Passos Coelho, que , no fundo, tem a seu cargo a gestão de um País inteiro, encaixa mensalmente 4.892,95 euros, existem 58 responsáveis por empresas estatais que amealham mais do que este montante, sendo que 33 dos mesmos chegam a ganhar mais do dobro do salário do primeiro-ministro, conta o Diário de Notícias.

À frente deste ranking, por assim dizer, encontra-se o presidente da TAP, Fernando Pinto. São 30 mil euros aqueles que lhe caem na conta todos os meses. Mas não é caso único no que à transportadora aérea nacional diz respeito. São cinco os vogais da TAP que recebem 20 mil euros por mês, o que perfaz um total de 100 mil, a que se somam os 30 mil do responsável máximo.

Contudo, estes gestores passarão a sair a custo zero ao Estado já a partir de 2014, a reboque da concessão da ANA, pelo que os seus vencimentos se desvincularão dos cofres públicos.

Não obstante, muitos outros continuarão a custar quantias astronómicas ao País. De gestores da Caixa Geral de Depósitos, até aos dos CTT, passando pelos do IGCP, Fidelidade ou Parque Expo, o Orçamento do Estado para 2014 prevê a manutenção destes ordenados, no mínimo, privilegiados.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório