Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Aumento do IUC para veículos a gasóleo condiciona aquisições

O secretário-geral da Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA) disse hoje que o aumento do Imposto Único de Circulação (IUC) sobre viaturas a gasóleo vai condicionar consumidores e empresas no momento da compra.

Aumento do IUC para veículos a gasóleo condiciona aquisições
Notícias ao Minuto

21:44 - 16/10/13 por Lusa

Economia Associação

De acordo com uma simulação do Gabinete de Estudos Económicos da ANECRA, os aumentos do IUC previstos na proposta de Orçamento do Estado para 2014 apresentada na terça-feira vão desde os 18,9% até uma décima acima, consoante o ano de matrícula e a cilindrada, na categoria A (automóveis ligeiros de passageiros e automóveis ligeiros de utilização mista com peso bruto não superior a 2.500 quilos matriculados entre 1981 e 2007).

Por seu lado, na categoria B (automóveis ligeiros de passageiros com peso bruto até ou superior a 3.500 quilos, mas com lotação limitada a nove lugares, e automóveis ligeiros de utilização mista com peso bruto não superior a 2500 quilos matriculados depois de julho de 2007) as variações vão dos 6,13% nas cilindradas até 1.250 centímetros cúbicos e 9,54% acima dos 2.500 centímetros cúbicos.

"Se analisarmos ponto por ponto não terá um significado muito grande em termos absolutos, mas não deixa de ter um significado muito grande para empresas ou para pessoas que já estão fustigadas por cargas fiscais que incidem sobre uma multiplicidade de situações", afirmou à Lusa o secretário-geral da ANECRA, Jorge Neves da Silva.

O dirigente da associação disse que o setor ficou "frustrado e revoltado" por não terem sido tidas em conta propostas feitas em conjunto com a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) de apoio.

"É mais uma machadada no setor", lamentou Neves da Silva, que salientou que o agravamento do IUC para as categorias A e B a gasóleo é "tanto mais gravoso como não se verifica esse crescimento nos rendimentos", das famílias e das empresas.

"O Governo propõe a introdução de um adicional de IUC, incidente sobre as viaturas ligeiras de passageiros movidas a gasóleo, tradicionalmente sujeitas a um regime fiscal mais favorável, nomeadamente em sede de Imposto sobre Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP)", lê-se no relatório que acompanha a proposta do Orçamento do Estado para 2014 (OE2014), a que a Lusa teve acesso.

Na terça-feira, o secretário-geral da Associação Automóvel de Portugal acusou o Governo de estar a discriminar o setor com o aumento do IUC e alertou para o "efeito perverso" da medida.

Também o presidente do Automóvel Club de Portugal, Carlos Barbosa, considerou de "absurda" a criação do IUC para os automóveis ligeiros passageiros e motociclos a gasóleo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório