Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

"Só com Portugal, as coisas não estão bem"

O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, anunciou hoje em Luanda o fim da parceria estratégica com Portugal, durante o discurso sobre o estado da Nação, na Assembleia Nacional de Angola.

Notícias ao Minuto

11:11 - 15/10/13 por Lusa

Economia José Eduardo dos Santos

"Só com Portugal, as coisas não estão bem. Têm surgido incompreensões ao nível da cúpula e o clima político actual, reinante nessa relação, não aconselha à construção da parceria estratégica antes anunciada", disse José Eduardo Santos.

Portugal e Angola têm previsto realizar, em Luanda, em Fevereiro do próximo ano, a primeira cimeira bilateral, cuja realização foi anunciada em Fevereiro passado pelo então ministro dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Portas.

O fim da parceria estratégica entre os dois países surge dias depois de o Jornal de Angola, órgão oficial do partido MPLA, liderado por José Eduardo dos Santos, ter publicado vários editoriais que se referiam a Portugal como um “país muito pobre” com “elites corruptas e ignorantes”.

Já antes, as relações entre os dois países ‘azedaram’, depois de o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, ter pedido desculpas à ex-colónia portuguesa, numa entrevista à Rádio Nacional de Angola, pelas investigações em curso na Procuradoria-Geral da República a altas figuras do governo angolano e de esse pedido ter sido mal interpretado em Portugal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório