Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

O que promete o Conselho de Ministros extraordinário?

O Governo reúne-se hoje em Conselho de Ministros extraordinário para discutir a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2014, que será entregue na terça-feira no Parlamento, juntamente com uma proposta de Orçamento rectificativo.

O que promete o Conselho de Ministros extraordinário?
Notícias ao Minuto

07:56 - 13/10/13 por Lusa

Economia Orçamento do Estado

O Conselho de Ministros extraordinário está marcado para as 10:00, não estando ainda definido se haverá uma conferência de imprensa ou a divulgação de um comunicado.

O Orçamento do Estado (OE) para 2014, que já foi objeto de discussão na reunião da semana passa do Conselho de Ministros, tem uma meta do défice de 94 por cento e poderá incluir uma medida de corte nas pensões de sobrevivência.

O primeiro-ministro avisou na semana passada que este OE vai levar mais longe "a redução do défice estrutural e nominal", porque é isso que está acordado com os credores e é isso que, defendeu, o país precisa para retomar a confiança dos investidores.

Antes, já Passos tinha afirmado que a execução das medidas que ficaram previstas com os credores e que estão contidas no OE para 2014 pode gerar um novo "choque de expectativas".

Com o OE para 2014 será apresentado um Orçamento retificativo, que o chefe de Governo justificou com"despesa que precisa de ser autorizada e não estava prevista", que "no essencial tem que ver com transferências que é necessário realizar para a União Europeia de financiamentos que a União Europeia foi transferindo para Portugal".

Passos Coelho acrescentou haver "também transferências que foi preciso efetuar para a Grécia no âmbito do segundo programa de apoio à Grécia" e "mais algumas circunstâncias menores que, não estando previstas, obrigam a autorização de despesas.

Uma das medidas que deverá estar incluída na proposta de OE para 2014 é a aplicação de uma "condição de recurso às pensões de sobrevivência", que será objeto de uma "informação" do Governo durante o dia de hoje, conforme anunciou no domingo o Ministério da Solidariedade, de Pedro Mota Soares.

"O Governo, neste domingo, no decurso do Conselho de Ministros, dará uma informação relativa à aplicação de uma condição de recurso sobre as pensões de sobrevivência", informa, em comunicado, o ministério da Solidariedade, Emprego e da Segurança Social.

O semanário Expresso indicava no sábado que ainda este sábado, o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, ou o ministro da Solidariedade, Emprego e da Segurança Social, Pedro Mota Soares (ambos do CDS-PP), iriam anunciar "a verdade" sobre a chamada "TSU das viúvas".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório