Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Empresas portuguesas querem entrar no mercado russo

Oito novas empresas portuguesas do ramo alimentar participam na Portuguese Market Week, a decorrer em Moscovo e em São Petersburgo e organizada pela Associação Empresarial de Portugal, com o objetivo de vender vinho, azeite e café para o mercado russo.

Empresas portuguesas querem entrar no mercado russo
Notícias ao Minuto

17:42 - 08/10/13 por Lusa

Economia Alimentação

Este evento, que começou na segunda-feira e se prolonga até esta quarta-feira, ocorre num momento em que se observa um aumento substancial de produtos alimentares portugueses no mercado russo, principalmente vinho e azeite.

A maioria das oito empresas ainda não exporta para a Rússia, mas os seus representantes têm grandes expectativas em relação ao mercado.

"Estou à procura de um distribuidor para azeite e vinho por nós produzido. Há cinco anos atrás, fizemos uma exportação esporádica, mas a perspetiva é boa, pois trata-se de um mercado com potencial, que adere à culinária mediterrânica", declarou à Lusa Virgulino Neves, representante da empresa Vineves.

"Temos de tirar um pouco do mercado russo aos espanhóis e italianos, pois temos melhores produtos do que eles", frisou o gestor.

A DJF Vinhos fez a primeira exportação para a Rússia em maio passado, mas as expectativas também são grandes.

"Começámos há pouco tempo, mas estamos a desenvolver o nosso negócio. Trata-se de um processo difícil devido à concorrência, mas estamos confiantes", disse à Lusa Cristina Antunes, representante da DJF Vinhos.

A Bicafé decidiu abrir caminho ao café português no mercado russo. Esta empresa portuguesa também já começou a exportar, mas tem de concorrer com gigantes como a Nespresso.

"Queremos tentar chegar à grande distribuição. Temos preços ligeiramente mais baratos e decidimos apresentar a opção do café português, muito apreciado pelos turistas russos que nos visitam", explicou Bruno Silva, representante da empresa, à Lusa.

Segundo dados oficiais, as exportações portuguesas para a Rússia cresceram, nos primeiros sete meses deste ano, 47 por cento, em comparação com igual período de 2012. Os produtos alimentares surgem em 4º lugar, registando um aumento de 24 por cento entre 2011 e 2012.

Em valor, as exportações portuguesas para o mercado russo subiram, de 2012 para 2013, respetivamente de cerca de 139 para 182 milhões de euros.

No ranking dos principais clientes de Portugal, a Rússia, em 2012 apresentava-se no 31º lugar e subiu, entre janeiro e julho deste ano, para o 23º lugar

A diretora da área internacional da Associação Empresarial de Portugal (AEP), Maria Helena Ramos, afirmou que a associação irá continuar a realização de eventos semelhantes, mas mais diversificados e virados para o consumidor final.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório