Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Estamos a 16 milhões de euros de equilibrar a nossa balança externa"

O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) disse hoje à Lusa que a balança externa portuguesa está à beira do equilíbrio, face aos dados acumulados das exportações e importações até Julho.

"Estamos a 16 milhões de euros de equilibrar a nossa balança externa"
Notícias ao Minuto

18:10 - 20/09/12 por Lusa

Economia AICEP

"Estamos a 16 milhões de euros de equilibrar a nossa balança, o que é o mais perto do que alguma vez estivemos em décadas", afirmou Pedro Reis.

De acordo com os dados do Banco de Portugal e do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), citados pela AICEP, nos primeiros sete meses do ano as exportações nacionais de bens e serviços ascenderam a 37,6 mil milhões de euros, um aumento de 6,5% face a igual período de 2011, o que representa "o melhor registo no período dos últimos cinco anos".

O défice comercial reduziu-se em 4,6 mil milhões de euros no período, para 16 milhões de euros negativos no acumulado entre Janeiro e Julho.

"A última vez que atingimos o equilíbrio da balança externa foi há cerca de 70 anos. Isto é um marco importante", afirmou Pedro Reis.

O líder da AICEP destacou que não há "sustentabilidade da economia sem resolver o problema do défice externo, porque é endémico e é um vírus que acaba por se multiplicar" em várias áreas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório