Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Portugal volta a testar hoje o mercado de dívida para levantar 1.750 milhões

O Estado português volta hoje ao mercado primário para vender bilhetes do Tesouro (BT) a seis e 18 meses. Com esta emissão dupla, Portugal espera angariar até 1.750 milhões de euros.

Portugal volta a testar hoje o mercado de dívida para levantar 1.750 milhões
Notícias ao Minuto

07:50 - 19/09/12 por Mafalda Aguilar

Economia Leilão

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) vai tentar colocar hoje entre 1.500 e 1.750 de títulos de dívida a seis meses e 18 meses.

Portugal volta a lançar uma linha de BT a 18 meses, um prazo que vai além de Setembro de 2013, mês em que vence a primeira linha de Obrigações do Tesouro (OT) que Portugal terá de pagar já sem o apoio total dos credores internacionais (União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional).

O duplo leilão acontece num ambiente de crise política, motivado pelas austeras medidas de austeridade recentemente anunciadas pelo Governo, nomeadamente a proposta de aumentar os descontos dos trabalhadores para a Segurança Social, uma situação que fez ontem aumentar os juros da dívida portuguesa no mercado secundário, contrariando a tendência registada nos restantes países da periferia.

Ainda assim os analistas acreditam que os custos de financiamento de Portugal vão baixar na emissão de hoje, depois de o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, ter revelado, no início do mês, os detalhes do programa de compra de dívida da autoridade monetária.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório