Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

"Portugal vai precisar de segundo resgate e até acho que é bom"

O economista João César das Neves manifesta, em entrevista ao Dinheiro Vivo e à TSF, a sua sua convicção quanto à inevitabilidade de um segundo resgate financeiro no País. Porém, na opinião do docente universitário, esse cenário não é necessariamente mau, pelo contrário.

"Portugal vai precisar de segundo resgate e até acho que é bom"
Notícias ao Minuto

09:08 - 28/09/13 por Notícias Ao Minuto

Economia César das Neves

“Portugal vai precisar de um segundo resgate e até acho que é bom”, tendo em conta que "é a única maneira de conseguirmos finalmente combater alguns poderes empedernidos que estão à volta do Estado".

A antevisão é feita pelo economista João César das Neves, que, numa entrevista ao Dinheiro Vivo e à TSF, observa a este propósito: "Metemo-nos num grande buraco, agora só há más soluções".

E prossegue o professor universitário, "de facto as coisas correram mal, algumas coisas correram bem, mas outras bastante mal. E estamos a poucos meses do fim do prazo, pelo que o mais provável é que precisemos de outro resgate".

No entanto, salvaguarda o economista, "não é ainda a falência, não é a reestruturação da dívida, é pagar com a ajuda dos amigos".

Para César das Neves, “existe [no País] um grupinho de elite, que todos conhecemos que está a fazer birra, como se isto fosse uma coisa imposta pela Europa”. "Não são os portugueses, que a maioria dos portugueses até está a apertar o cinto e a dar a volta", assinala.

"Há dois grupos claríssimos, uns mais visíveis, outros menos. O primeiro é feito de interesses e à volta do Estado (...)", reportando-se aqui, a título de exemplo, a médicos e professores. "Depois há um lado mais oculto que tem a ver com empresas, que estão próximas do Estado, as que têm no Estado um grande cliente, como bancos, construtoras... e outras, como a EDP", concretiza o docente.

O economista destaca ainda o facto de que o antigo ministro das Finanças, Vítor Gaspar, "deveria ter continuado [no Governo] pelo menos até ao fim do [presente] resgate".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório