Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Swap não autorizado faz 'mossa' de 122 milhões

Um contrato de alto risco celebrado em 2009 pela EGREP veio a custar aos contribuintes 122 milhões de euros, que saíram este ano dos cofres do Estado. A notícia é avançada hoje pelo Diário de Notícias, que revela que a operação teve o parecer negativo do IGCP.

Swap não autorizado faz 'mossa' de 122 milhões
Notícias ao Minuto

09:20 - 20/09/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Contrato

Trata-se de uma operação que vai “reduzir os custos actuais à custa de custos futuros” e que deve ser “reestruturada”, devendo ser “equacionada apenas numa segunda fase, caso o mercado o permita”. A advertência foi feita pelo Instituto de Gestão do Crédito e da Dívida Pública (IGCP), mas nem isso impediu a EGREP de contratar um swap, que se traduziu num prejuízo do Estado de 122 milhões de euros.

O valor foi pago, este ano, com o dinheiro dos contribuintes ao banco J. P. Morgan, pelo cancelamento do contrato de alto risco celebrado em 2009, mesmo depois do parecer negativo do IGCP e do então secretário de Estado do Tesouro, Carlos Costa Pina, segundo revela o Diário de Notícias.

A entidade pública que gere os recursos petrolíferos obteve o chumbo em 2008 mas, um ano mais tarde, a secretaria de Estado do Tesouro publicou um despacho que obrigava as empresas públicas a comunicar a celebração de contractos de risco à Direcção Geral do Tesouro (CGTF), mas não a fazer pedidos de autorização.

Aproveitando-se deste facto, o então presidente da EGREP, João Vale Teixeira, contactou o organismo informando de que o contrato swap tinha sido realizado, em Março de 2009.

A factura para o Estado foi grande e Vale Teixeira foi demitido pelo actual Governo no seguimento do escândalo dos swap.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório