Meteorologia

  • 17 AGOSTO 2017
Tempo
21º
MIN 20º MÁX 21º

Edição

Fábrica prometida pela China Three Gorges cai por terra

Na sequência da privatização da EDP, a China Three Gorges (CTG) prometeu a construção em Portugal de uma fábrica de turbinas eólicas mas, segundo o Jornal de Negócios, essa intenção já não faz parte dos planos da CTG.

Fábrica prometida pela China Three Gorges cai por terra
Notícias ao Minuto

16:02 - 11/09/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Empresas

Há cerca de dois anos, no final de Novembro, a empresa que assessorava a comunicação da CTG prometeu “instalar [uma] fábrica de turbinas eólicas em Portugal até ao Verão de 2013” que, relembra hoje o Jornal de Negócios, teria um volume anual de exportações superior a 500 milhões de euros, produzindo 800 turbinas por ano.

Acontece que o Verão de 2013 está quase a terminar e, segundo soube o Jornal de Negócios, a promessa caiu por terra devido ao excesso de capacidade de fabrico de turbinas eólicas, e isto apesar de ser uma das contrapartidas que a CTG incluiu na proposta escrita de compra de 21,35% da EDP.

Contactado pelo mesmo jornal, o Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia não confirmou se a promessa é ou não uma carta fora do baralho. Contudo, assegurou fonte do gabinete de Jorge Moreira da Silva, “o Governo acompanha, através da Secretaria de Estado da Energia, em articulação com as Finanças, o cumprimento das obrigações previstas no caderno de encargos da privatização [da EDP]”.

Além da unidade de turbinas eólicas, a CTG também está a falhar com a promessa de “apoio à economia portuguesa através de uma plataforma local de investimento e desenvolvimento em renováveis, a partilha de conhecimentos técnicos, designadamente na área hídrica, e o potencial de futuras cooperações no sector industrial”.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório