Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Intransigência alemã vai conduzir Portugal a crise prolongada"

O economista turco Dani Rodrik defendeu, numa entrevista concedida ao Diário de Notícias (DN) que "Portugal vai sofrer uma crise prolongada e um período de elevado desemprego, graças à intransigência alemã", admitindo, contudo, que "a saída do euro poderia ter efeitos negativos".

"Intransigência alemã vai conduzir Portugal a crise prolongada"
Notícias ao Minuto

09:14 - 09/09/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Dani Rodrik

“Portugal vai sofrer uma crise prolongada e um período de elevado desemprego, graças à intransigência alemã”, admitiu o economista turco Dani Rodrik numa entrevista, concedida por e-mail ao DN.

Segundo Dani Rodrik, “a saída do euro poderia ter efeitos negativos (…) no sistema financeiro e na confiança do mercado”, já que “seria muito difícil gerir a transição”.

No entanto, “as coisas são mais complicadas pelo facto de a Alemanha e o Banco Central Europeu estarem dispostos a dar a ajuda mínima necessária para que Portugal considere que não vale a pena sair”, acrescentou.

O economista mostrou-se ainda contra a política de austeridade que tem vindo a ser implementada nos países da moeda única, sustentando que “a estratégia foi errada, pondo demasiada ênfase nos cortes fiscais e nos países endividados e muito pouca em medidas de compensação para estabilizar e reanimar a procura em toda a Zona Euro”, o que provocou “grandes taxas de desemprego”.

Além disso, os “líderes europeus, em especial Angela Merkel, preferiram a estratégia de curto prazo, de culparem os devedores e irem empurrando a crise, à estratégia de longo prazo, de fortalecerem os alicerces da Zona Euro dando um salto ambicioso em direcção às novas instituições”, concluiu o turco.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório