Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Fundação Mário Soares leva corte de 30%

A Fundação Mário Soares é uma das entidades atingidas pelos cortes do Governo. A instituição dirigida por Mário vai sofrer uma redução de 30% nos apoios por parte do Estado.

Fundação Mário Soares leva corte de 30%
Notícias ao Minuto

08:02 - 14/09/12 por Notícias Ao Minuto

País Governo

O SOL e o Correio da Manhã avançam esta sexta-feira que a Fundação Mário Soares vai levar um corte de 30% nos apoios do Estado. Recorde-se que esta fundação recebeu 1.200 milhões de euros do Estado entre 2008 e 2010.

As notícias surgem um dia depois de o Governo ter aprovado, em conselho de ministros, propostas para extinguir, mudar estatutos ou reduzir ou cessar apoios do Estado a 139 fundações, no âmbito de um censo às fundações pedido pelo Governo.

Segundo o comunicado do conselho de ministros, no total, 558 fundações responderam ao inquérito, tendo sido excluídas 154 fundações de origem canónica ou de outras confissões religiosas. Outras 174 são de solidariedade social, abrangidas pelo Estatuto das Instituições Particulares de Solidariedade Social, cujo processo de avaliação qualitativa estará brevemente terminado. Das 230 fundações avaliadas, apenas 91 mantiveram o actual estatuto. Quando às restantes (139), o Governo informou que serão alvo de processos de extinção, de redução ou cessação de apoios financeiros públicos ou de cancelamento do estatuto de utilidade pública, mas não revelou os nomes das fundações em que vai intervir.

Os dois jornais adiantam que o Ministério das Finanças divulgará esta sexta-feira a lista de cortes, mas sem referir os nomes das fundações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório