Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Americanos gastaram 227 milhões em Portugal este ano

Os turistas americanos gastaram 227 milhões de euros em Portugal, entre janeiro e junho, representando um mercado que aumenta há cinco anos e possui ainda potencial de crescimento, disse à Agência Lusa fonte do Turismo de Portugal.

Americanos gastaram 227 milhões em Portugal este ano
Notícias ao Minuto

10:12 - 06/09/13 por Lusa

Economia Turismo

Nuno Alves, representante do Turismo de Portugal em Nova Iorque, Estados Unidos da América (EUA), referiu que, desde 2008, que o mercado americano "tem tido um comportamento muito positivo, com crescimentos sistemáticos de dois dígitos".

“Tem sido um crescimento sustentado e temos confiança que os próximos cinco anos terão desempenho semelhante”, afirmou o responsável, que falava à margem de uma ação de promoção do vale do Douro, que decorreu naquela cidade americana.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) e Banco de Portugal, entre janeiro a junho os turistas americanos gastaram em Portugal cerca de 227 milhões de euros, mais 47,8 milhões que mesmo período do ano passado. Estes valores equivalem a um crescimento de 26,7%.

Quanto ao número de hóspedes, foram registados cerca de 156,1 mil turistas americanos em hotéis portugueses, o que representa um crescimento de 16,8%.

Em termos de dormidas, para o mesmo horizonte temporal, o crescimento foi de 21,8%, com 354,8 mil dormidas e um acréscimo de 63,4 mil dormidas face ao ano anterior.

Nuno Alves referiu que os EUA são “um mercado com potencial de crescimento” e desafiou os empresários portugueses a fazerem uma “aposta continuada” e a “não terem medo da dimensão” do país.

O responsável considerou que este “não é um mercado de aposta de curto prazo” e sugeriu que os empresários nacionais devem centrar a sua atuação nas duas ou três principais áreas de saída de turistas da costa Leste dos EUA. “Quem o fizer terá a sua retribuição”, salientou.

Nuno Alves explicou que os americanos veem em Portugal “a melhor proposta de valor da Europa ocidental”, porque oferece a mesma qualidade a melhores preços do que, por exemplo, a Espanha.

E este é, segundo acrescentou, um turista que interessa a nosso país porque “gasta dinheiro”. “O gasto 'per capita' do turista americano é dos maiores em Portugal”, sublinhou.

O Douro está em missão nos Estados Unidos da América (EUA), desde quarta-feira, para dar a conhecer a sua paisagem, história e vinhos, de forma a atrair mais turistas e criar oportunidades de negócio.

Esta ação de promoção da região vinhateira na América portuguesa, que se prolonga até dia 10, num roteiro que inclui também Newark e Washington, insere-se na iniciativa “O Douro no mundo”, que junta o projeto “Douro e Estrela – In Tourism”, a Estrutura de Missão do Douro (EMD) e o Museu do Douro (MD).

Rui Boavista Marques, diretor do escritório da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), em Nova Iorque, salientou que este tipo de evento ajuda a consolidar a notoriedade de Portugal e as suas submarcas.

Para este responsável, o Douro e a Estrela têm precisamente uma especificidade e um conteúdo que é muito adequado a um turista de segmento médio alto, conhecedor das novas tendências de consumo.

Rui Boavista Marques referiu que há cada vez mais portugueses a exportar para os EUA, a investir neste país, e também empresas americanas interessadas nas várias áreas de atividade portuguesas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório