Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Corte acima de 50% nos salários pode ser solução para chumbo

Uma fonte governamental revelou ao Diário Económico que o plano B do Governo ao chumbo do Tribunal Constitucional, ao regime de requalificação na Função Pública, pode passar por reduções salariais “mais agressivas” e que vão além dos 50% ao fim de 12 meses na mobilidade. Em estudo está também a eliminação da cessação do vínculo dos funcionários que não forem recolocados findo esse período.

Corte acima de 50% nos salários pode ser solução para chumbo
Notícias ao Minuto

08:07 - 02/09/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Função Pública

Depois de conhecido o chumbo do Tribunal Constitucional ao regime de requalificação na Administração Pública, uma fonte governamental avança que o Executivo está agora a estudar a possibilidade de aplicar reduções salariais “mais agressivas” às do regime em vigor e que prevê cortes de 50% ao fim de um ano na mobilidade especial.

A mesma fonte revela, esta segunda-feira ao Diário Económico, que este plano B do Governo pode ainda prever a eliminação da cessação do vínculo dos funcionários que não forem recolocados em serviços públicos findos esses 12 meses (tempo máximo de permanência no regime de mobilidade).

Assim sendo, e para fazer face ao chumbo do Palácio Ratton que impede uma poupança de cerca de 842 milhões de euros, em cima da mesa podem estar cortes “mais profundos” nos salários dos trabalhadores do Estado que passarem ao regime de mobilidade, estando porém, salienta esta fonte ao Diário Económico, a “ser ponderados valores, condições, e salvaguarda de mínimos”.

Neste cenário, justifica a mesma fonte, “tem de haver incentivos para a rescisão voluntária, antes ou depois da requalificação”, caso contrário, os funcionários arriscam a perder uma grande fatia do seu salário.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório